Trabalho dirceu

Páginas: 5 (1069 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Indicações:
Leucemia linfoblástica aguda. Tumores trofoblásticos, linfossarcomas, outros tumores de cabeça e pescoço, bexiga, mama, ovário, próstata, pulmão, rim e testículo.
Indicações não oncológicas :Psoríase grave
Efeitos colaterais:
Estomatite ulcerativa, glossite, gengivite, náusea, vômito, diarréia, anorexia, mucosite. Supressão das funções da reprodução. Lesões hepáticas, renais eneurológicas. Cistite. Tontura, fraqueza, encefalopatia, febre e calafrios. Reações de hipersensibilidade. Alopécia, alterações de pigmentação da pele, fotossensibilidade. Mielossupressão, leucopenia e trombocitopenia. Enterite hemorrágica e estado confusiona.
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
é um medicamento citotóxico (que causa destruição celular), ou seja, ele inibe a multiplicação dascélulas e o crescimento das neoplasias.
Infecções
A terapia com metotrexato possui atividade imunossupressora (que diminui a defesa do organismo), que pode levar a infecções sérias ou mesmo fatais.
Toxicidade gastrintestinal
Podem ocorrer vômitos recorrentes, graves ou diarreia (aumento da frequência das evacuações) recorrente ou estomatite ulcerativa extensa (inflamação da mucosa da boca).Toxicidade pulmonar
O metotrexato tem potencial para causar toxicidade pulmonar, de forma que os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados quanto a sinais e sintomas pulmonares (por exemplo, tosse seca, improdutiva)
Neurotoxicidade
Altas doses sistêmicas ou administração intratecal (diretamente no espaço onde corre o líquido espinhal) de metotrexato podem causar toxicidade significativa aoSNC. Os pacientes devem ser monitorados cuidadosamente quanto a sinais e sintomas neurológicos.
Toxicidade cutânea
Os pacientes recebendo metotrexato devem evitar exposição excessiva sem proteção ao sol ou lâmpadas solares devido a possíveis reações de fotossensibilidade (sensibilidade exagerada da pele à luz).
Função renal
O metotrexato não é nefrotóxico (tóxico para os rins), mas équase completamente excretado (eliminado) pelos rins. O risco de dano renal levando à insuficiência renal aguda (diminuição aguda da função dos rins) devido, principalmente, à precipitação (depósito) no rim do fármaco inalterado e seus metabólitos, pode ser reduzido por hidratação oral adequada e alcalinização da urina (alteração da acidez da urina).
Terapia com doses elevadas
A administração deácido folínico (folinato de cálcio) é obrigatória na terapia de metotrexato em altas doses. A administração de ácido folínico, hidratação e alcalinização da urina (alteração da acidez da urina) devem ser realizadas com monitoração constante dos efeitos tóxicos e da eliminação do metotrexato.
http://www.libbs.com.br/Arquivos/Produto/FAULDMETRO.pdf
Herpes zoster
É uma infecção viral queprovoca vesículas na pele e geralmente é acompanhada de dor intensa. Ela pode acometer qualquer parte do seu corpo. É causado pelo vírus varicela-zoster – o mesmo agente da CATAPORA  e acomete pessoas que tiveram catapora em algum momento da vida e ficaram com vírus latente (adormecido) em gânglios do corpo. Anos mais tarde, esse vírus pode reativar na forma de herpes zóster. A razão para o herpeszóster ocorrer não é clara. Pode ser que ele aconteça devido à baixa imunidade uma vez que ele é mais comum em idosos e pessoas com sistemas imunológicos debilitados.
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/herpes-zoster
2-
 OMETOTREXATO E ADMINISTRADO INTRAMUSCULARMENTE EM DOSES DE 15 A 30 MG POR DIA DURANTE UM CICLO DE CINCO DIAS. TAIS CICLOS SAO GERALMENTE REPETIDOS DE 3 A 5 VEZES, CONFORMENECESSARIO, COM PERIODOS DE DESCANSO DE UMA OU MAIS SEMANAS INTERCALADAS, ATE QUE CEDAM QUAISQUER SINTOMAS TOXICOS QUE SE MANIFESTAM.
http://www.bulas.med.br/bula/4819/metotrexato.htm
http://esclerosemultipla.wordpress.com/2006/03/27/pulsoterapia-endovenosa-com-corticoides/
3-
http://www.ciem.com.br/tratamento-da-esclerose-multipla
Pulsoterapia com metilprednisolona pode ser utilizada
para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MP é a favor de trabalho para Dirceu
  • Atps Dirceu
  • marilia de dirceu
  • Dirceu lopes
  • MARILIA DE DIRCEU
  • Marília de dirceu
  • Marília de Dirceu
  • Marilia de dirceu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!