TRABALHO DE L NGUA PORTUGUESA

1130 palavras 5 páginas
TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
(4º BIMESTRE)
Valor: 3,0 PONTOS
Data da entrega: 20/11/14 (5ª feira)
TEMA: A CULTURA AFRICANA
-Dia da Consciência Negra;
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de “Zumbi dos Palmares“, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra.
-Capoeira;
A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto. Outras expressões culturais, como omaculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.
-Hip Hop;
Hip Hop é um gênero musical, com uma subcultura iniciada durante a década de 1970, nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o Djing,

Relacionados