Trabalho de F sico Qu mica2

462 palavras 2 páginas
Trabalho de Físico-Química 2
Genivaldo Delabrida Junior
Isac Nogueira
Luis Fernando Tonholo
Prof.: Josefredo Pliego
Exercício retirado do livro: Fundamentos de Físico Química por Gilbert Castellan

Figura 1: Utilizando a equação de Nernst
Para o cálculo do potencial padrão, fez-se um gráfico com os valores de potencial e molalidade fornecidos pelo problema de acordo com a tabela 1.

Tabela 1: Potencial e molalidade do HCl para a construção do gráfico

Os dados da primeira coluna da tabela 1 foram utilizados na equação 3 da figura 1. Assim, obteve-se o valor do potencial medido (calculado no excel e representado na quarta coluna da referida tabela). Para este cálculo, foi considerado R = 8,314 J,K-1.mol-1 T = 298,15 K e F = 96500 C. mol-1. Ao interpretar a equação 4 da figura 1, pode-se notar a relação linear entre os valores do potencial medido e a raiz da molalidade de HCl. Assim, foi possível fazer o gráfico da figura 2. Com a extrapolação deste gráfico, utilizando os valores mais diluídos das primeiras molalidades de HCl, construiu-se o gráfico da figura 3 que nos dá o valor do potencial padrão, uma vez que podemos utilizar concentração molal de HCl igual a zero.

Figura 2: Gráfico do potencial em função da molalidade
Percebe-se que no gráfico da figura 2, temos um comportamento linear nos primeiros valores de concentração molal. Entretanto, há um decaimento exponencial a medida que os valores de concentração aumentam.

Figura 3: Gráfico do potencial em função das concentrações mais diluídas
Com a equação da reta obtida na figura 3, é possível determinar o valor do potencial padrão, fazendo x (molalidade) igual a zero. Assim, obteve-se o valor de E0 = 0,2228 V.
Finalizando a primeira etapa da atividade, é razoável encontrar os valores dos coeficientes de atividade, uma vez que foi determinado o valor do potencial padrão. Para isso, utilizamos a equação 2 da figura 1 para cada um dos valores de molalidade. Os valores de molalidade

Relacionados

  • teoria dos jogos
    28123 palavras | 113 páginas