Trabalho de umbigao

684 palavras 3 páginas
2- DESENVOLVIMENTO
2.1-Causas
Geralmente, a mononucleose infecciosa é causada pela infecção pelo vírus Epstein-Barr ou pelo citomegalovirus, podendo ser causada pela ingestão de alimentos contaminados (carnes mal passadas, sushi, etc.) e por frutas, legumes, ou louças mal lavadas, mais comumente sendo transmitida pela saliva da pessoa contaminada,penetrando pela orofaringe do receptor.Sendo necessário um contato muito intimo, pois o vírus é pouco resistente as condições ambientais(ABCMED,2012).
2.2 - Sintomas
Após o contato a doença leva de 2 a 3 semanas para manifestar-se (ODONTODIVAS, 2012).
Os primeiros sintomas e, mas comuns são dor de garganta, fadiga, prostração, dores de cabeça, dores musculares e sonolência. Faringite subaguda, febre e linfadenopatia constituem a tríade clássica de sintomas (PROR, 2014).
Estes sintomas são seguidos muito em breve por aumento dos gânglios linfáticos, arrepios, dores nas articulações, perda de apetite e de peso, náuseas e vômitos (por vezes), uma erupção cutânea vermelha, habitualmente no tórax, dores abdominais e aumento do baço.
Há também os sintomas raros e mais preocupantes, como icterícia (pele e olhos amarelos), dificuldade em respirar, anemia e ritmos cardíacos irregulares. Nos casos raros, o baço pode aumentar de volume e pode originar uma ruptura. O baço é um pequeno órgão próximo do estômago. Se não for tratado, uma ruptura pode provocar hemorragia interna potencialmente letal (HMS PORTUGAL, 2012).
Uma característica importante da mononucleose é o enorme aumento no número de linfócitos no sangue, o que é muito sugestivo, a aparência anormal que uma parcela deles adquire. São os chamados linfócitos atípicos que detectados no hemograma realizado rotineiramente nas doenças infecciosas, valorizam a possibilidade de tratar-se de mononucleose infecciosa (DRAUZIO VARELLA, 2014).
O edema palpebral (sinal de Hoagland) que deixam as pálpebras inchadas e com a aparência de um oriental, ocorre em um terço dos casos,

Relacionados