TRABALHO DE TRANSPORTES

Páginas: 9 (2130 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
FACI DEVRY
FELIPE PINTO
IZAQUE SANTOS
MARCELO ARAUJO
MICHEL P. PINHEIRO
RENATO FARIAS VILA NOVA

















VEICULO LEVE SOBRE TRILHOS























BELÉM - PARÁ
2015
FELIPE PINTO
IZAQUE SANTOS
MARCELO ARAUJO
MICHEL P. PINHEIRO
RENATO FARIAS VILA NOVA















VEICULO LEVE SOBRE TRILHOS



























BELÉM - PA
2015
FELIPE PINTO
IZAQUE SANTOS
MARCELO ARAUJOMICHEL P. PINHEIRO
RENATO FARIAS VILA NOVA









Seminário apresentado como trabalho para obtenção de nota para a primeira avaliação do curso de Engenharia Civil pela faculdade FACI DEVRY, ocorrido em 17/04/2015 e avaliado pelo professor:






________________________________________
Prof. Antônio Pegado



















RESUMO


O presente trabalho tem como objetivo a apresentação de um tipotransporte de massa denominado veiculo leve sobre trilhos. O sistema VLT é uma ótima solução para uma cidade que necessita de um transporte publico eficiente e de qualidade que leva em consideração o meio ambiente e o bem estar social. Este transporte de massa já é usado em muitos países desenvolvidos e nos últimos anos tem se inserido em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Palavras-chave:VLT. Transporte público. Solução ecológica.


































ABSTRACT

This work aims at presenting a kind of mass transit vehicle called light rail. The light rail system is a great solution for a city that needs an efficient public transport and quality that takes into account the environment and social welfare. This mass transit is already used in many developed countries andin recent years has been inserted in developing countries like Brazil.

Keywords: light rail. Public transport. Eco-friendly solution.






















SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1
2. DESENVOLVIMENTO 2
2.1. HISTÓRICO 2
2.2. ESPECIFICAÇÕES 3
2.3. VLT NO MUNDO 4
2.4. VLT NO BRASIL 5
3. VANTAGENS E DESVANTAGENS 7
3.1. VANTAGENS 7
3.2. DESVANTAGENS 7
4. CONCLUSAO 8
5. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 91. INTRODUÇÃO

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), também conhecido como Light Rail, Metrô Leve ou ainda Metrô de Superfície, é um pequeno trem urbano, geralmente movido a eletricidade, cuja estrutura permite ser adequada ao meio urbano existente, o que significa uma alternativa sustentável de mobilidade para as cidades.






















2. DESENVOLVIMENTO

2.1. HISTÓRICO
Os bondes elétricosforam utilizados por toda Europa e também pela America, hoje conhecidos como VLT, são encontrados em todo o mundo. Os primeiro trens elétricos foram construídos nos EUA, em 1832 em Nova York e em 1834 em Nova Orleães. No inicio a linha férrea ficava a cima da superfície causando inúmeros acidentes, mais tarde trocados embutidos na estrada (1852). 
O primeiro elétrico na Europa surgira um anodepois na França com uma linha montada especificamente para demonstração ao longo de Cours de la Reine. O sistema avançou rapidamente para o Brasil, sendo instalado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Enquanto isso na Europa esse fenômeno alcançava as cidades de Londres, Berlim, Paris. 
Após inúmeras tentativas com formas de tração, vapor, os bondes começaram a ser movido a eletricidade, WernerVonSiemens, ao desenvolver o dínamo, lançou a tração elétrica, sendo que a energia era gerada em um ponto fixo e distribuída por um capo suspenso. O elétrico foi se desenvolvendo, e na primeira parte do século XX, ele já era o meio de transporte mais barato e mais viável, dando desenvolvimento a economia ao crescimento urbano. 
Na Europa e nos EUA perceberam que esse tipo de meio de transportepúblico ajudavam no transito e na menor taxa de poluição, os elétricos foram sendo beneficiados, surgindo composições mais rápidas e mais confortáveis, até chegar nas composições atuais, que apresentam novas estruturas ferroviárias. 








2.2. ESPECIFICAÇÕES

O trem - VLT é um veículo articulado que funciona como trem de subúrbio na área metropolitana e como VLT no contexto urbano. Trata-se de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • transporte de trabalho
  • trabalho de transporte
  • TRABALHO DE TRANSPORTE
  • trabalho transporte
  • Trabalho De Transporte
  • Trabalho Transportes
  • Trabalho sobre Transporte
  • Trabalho de fenômenos de transporte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!