TRABALHO DE TORNEAMENTO

919 palavras 4 páginas
Torneamento

É uma operação de usinagem que permite trabalhar peças com forma cilíndrica, que são movidas por um movimento uniforme de rotação em torno de um eixo fixo. A peça gira em seu próprio eixo enquanto a ferramenta se aproxima para retirar material e aos poucos dar formato a peça desejada.

O torneamento, como todos os demais trabalhos executados com máquinas-ferramenta, acontece através da retirada progressiva de cavaco da peça a ser trabalhada. A ferramenta que faz a retirada do cavaco deve ter uma dureza superior a do material a ser cortado. A ferramenta penetra na peça, cujo movimento rotativo permite o corte contínuo e regular do material.

Para executar o torneamento, são necessários três movimentos relativos entre a peça e a ferramenta. Eles são:

Movimento de corte: é o movimento realizado pela peça. É rotativo e o principal movimento que permite cortar o material;
Movimento de avanço: movimento que desloca a ferramenta sobre a superfície da peça;
Movimento de penetração: a ferramenta é empurrada em direção ao interior da peça. Esse movimento determina a profundidade de corte, regula a profundidade do passe e a espessura do cavaco.

O torno, a máquina utilizada para fazer o torneamento, é composto basicamente de: placa, cabeçote fixo, caixa de engrenagens, torre porta-ferramenta, carro transversal, carro principal, barramento, cabeçote móvel e carro porta-ferramenta. Existem vários modelos de torno, alguns deles são os tornos revólver, universal, copiadores, automáticos, por comando numérico ou por comando numérico computadorizado. O que diferencia um torno de outro é a capacidade de produção, se é automático ou não, o tipo de comando.

A escolha do torno a ser usado em uma fabricação específica depende de alguns fatores importantes, tais como: dimensão e forma da peça que se deseja produzir, quantidade de peças desejada, grau de precisão. O torno pode também executar operações normalmente realizadas por outras máquinas,

Relacionados

  • TCC JEFERSON
    19993 palavras | 80 páginas