trabalho de THAU intervenção Urbana centro de convivencia

645 palavras 3 páginas
Centro de Convivência Cultural em Campinas
É um conjunto arquitetônico localizado no bairro Cambuí, na cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo, Brasil. Foi projetado pelo arquiteto Fábio Penteado, inaugurado em 9 de setembro de 1976.
Características: Ele possui quatro edifícios em cruz, dos quais as partes superiores são arquibancadas para o Teatro de Arena, com capacidade para aproximadamente cinco mil pessoas. Há um teatro interno, com capacidade para 500 pessoas. Há um espaço disponível para exposições de arte, além de um espaço próprio para a construção de um bar, atualmente denominado "Sala Carlos Gomes". Um quinto elemento se apresenta na torre de iluminação sobre a área destinada ao Teatro de Arena.
Aos sábados e domingos, ocorre a feira de artesanato e de quitutes.
Projeto
O projeto do Centro de Convivência Campinas foi feito pelo arquiteto Fábio Penteado em 1967, desenvolvendo outros dois projetos do arquiteto que concorreram em concursos nos dois anos anteriores, um na própria cidade de Campinas ("Teatro de Ópera") e outro na cidade de Goiânia ("Monumento à Fundação de Goiânia"). A junção dos dois projetos, com o aumento da escala da praça multiuso no projeto goianiense e as finalidades do projeto campineiro.
História
Antes de ali existir o Centro de Convivência, o lugar onde hoje se localiza a Praça Imprensa Fluminense era o Passeio Público de Campinas, construído entre 1876 e 1882 e inspirado no Passeio Público do Rio de Janeiro.
As obras do Centro de Convivência começaram em 1967; entretanto, foram interrompidas pouco depois e só retomadas em 1974, até a conclusão do complexo em 1976.
Em 2004 a praça Imprensa Fluminense, lugar no qual se situa o Centro de Convivência, foi reurbanizada, com a retirada do estacionamento e a troca do piso em todo o entorno da praça por blocos de concreto intetravados em duas cores. Também houve a repintura das paredes e o ajardinamento dos canteiros. No ano seguinte, foi necessária a repintura das

Relacionados

  • Apostila de História do Amazonas
    33558 palavras | 135 páginas
  • aprender
    32814 palavras | 132 páginas
  • Ze Rodrix TRILOGIA DO TEMPLO II ZOROBABEL RECONSTRUINDO O TEMPLO
    231485 palavras | 926 páginas
  • Jesus vida mistica e oculta
    213244 palavras | 853 páginas