Trabalho de Teresa Kelly e sidnaldo

646 palavras 3 páginas
Programa Formação Pela Escola
Tutora: Edvânia Farias
Cursistas: Maria Teresa de Almeida Kelly Priscila da Silva Sidnaldo Praxedes da Silva

Fiscalização e Participação na execução do PDDE

Craíbas – Al
Abril de 2015
INTRODUÇÃO:
Toda a comunidade escolar deve participar, pois a gestão democrática da escola pública precisa desta colaboração coletiva. No entanto é de extrema necessidade que os fundamentos nos princípios da transparência exista com ética e compromisso. Assim, estabelecendo ações e estratégias venham melhorar a qualidade do ensino, e que todos possam contribuir na gestão financeira, administrativa e pedagógica da escola.

SUJEITOS:
Alunos;
Pais;
Professores;
Conselheiros;
Caixa escolar;
Equipe técnica Administrativa da Escola;
Equipe Pedagógica da escola
Demais funcionários da escola;
Comunidade local.

PROBLEMA:
Podemos perceber que poucos integrantes da comunidade como um todo no município de Craíbas- AL, não tem informações dos recursos que o estado e município possuem para serem investidos em educação, saúde e segurança. Falta a disseminação da cultura do conhecimento e interesse pela gestão ou fiscalização dos recursos como PDDE ou até mesmo outros fundos.
Com isso, espera-se que os envolvidos na comunidade escolar reflitam sobre os objetivos do programa de curso e participe do projeto, aplicando de forma correta seu conhecimento e contribuindo assim para um conhecimento relacionado as políticas públicas como o PDDE dentro das escolas.
Os recursos são administrados e como em toda e qualquer unidade pública há pouco controle e fiscalização por parte dos órgãos superiores.
Portanto, a comunidade escolar, deve ser mais participativa, pois a mesma deve fazer um planejamento e tomar decisões de como investir as verbas que são destinadas pelos programas para melhoria da escola e de toda comunidade escolar. E por muitas vezes alguns não tem o conhecimento do programa.

Relacionados