Trabalho de Teorias e Sistemas Psicológicos

Páginas: 7 (1574 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013





Trabalho de Teorias e Sistemas Psicológicos





Nome:
CAIO DA COSTA PINHEIRO – RA: B8896B-3
CLEONICE ANDRADE DA SILVA SOARES – RA:B48FAB-7
JOSENILDO ALVES DA SILVA – RA: B958BG-3
JULIANA BATISTA – RA: 396502-3
KARINA PEREIRA DOS SANTOS – RA:B92004-1
MARCOS MUNHOZ DIAS – RA: T247JC-3




Santana de Parnaíba
Outubro/2013





1-Explique por que a PsicologiaHumanista se intitula a terceira força da psicologia:
A psicologia humanista foi testada durante a década de 1930 nos EUA e teve seus primeiros trabalhos publicados a partir do ano de 1940. contudo foi na década seguinte que esse movimento obteve reconhecimento .E chamada de como 3ª força da psicologia, pois funcionava como alternativa a dois movimentos muito forte na época nos estados unidobehaviorismo de Watson e a Psicanálise de Sigmund Freud.
2-Defina a importância do humanismo como pressuposto para a escola da psicologia humanista.
O humanismo enfoca a humanização da psique .Considerando o homem como um processo em construção, detentor de liberdade e poder de escolha, o comportamento humano busca autonomia a qualquer que seja a situação imposta pelo o ambiente exterior, desdeque esteja livre da dominação de necessidades inferiores como as fisiológicas segurança.
3-Descreva a concepção de Homem para psicologia humanista, explorando conceitos como o de auto realização .
O homem não é algo abandonado no universo, vagando sem rumo e sem destino, Vítima de si mesmo. Ele se usa para compreender o universo e usa o universo para ser Compreensível a si mesmo. O homem está nouniverso, em íntima harmonia e Independente com ele, distinguindo-se de todos os outros pela sua liberdade, pela Vontade, pelo poder de se recriar quotidianamente. Ele dá sentido a si mesmo e ao universo que o cerca. De acordo com Perles, o ser humano dispõe de todo o equipamento necessário para . Poder enfrentar a vida. Para tanto só precisa se conscientizar de suas forças. A suposição básica paraele, é ver o ser humano como um todo, ou seja, além do seu comportamento Perceptível externo, também e justamente, seu comportamento interior e não totalmente. Perceptível, ou seja, sua situação interna, seus processos internos. O ser humano é visto como unidade de corpo, alma e mente, ou seja, o organismo. Do ser humano forma uma unidade em situação de Influências recíprocas e não são, porconseguinte, separáveis e hierarquizáveis. O Organismo como unidade de corpo- alma- mente alcança e mantém seu equilíbrio, segundo Perles, através do processo homeostático. Esse processo pode ser considerado como o de Auto realização , pelo qual o organismo interage com o meio e, assim, sob condições alternantes, consegue manter sua saúde . O homem se apresenta como o mais fraco, o mais desprotegido,o mais dependente e o mais contraditório entre os animais. Apesar disso, mas graças a isso, possui uma enorme capacidade para superar as dificuldades. A consciência de si mesmo e da própria Precariedade faz com que ele seja levado a reagir e a construir .Para Rogers (1983), em cada organismo, não importa em que nível, há um fluxo Subjacente de movimento em direção à realização construtiva daspossibilidades que são Inerentes. Há também nos seres humanos uma tendência natural a um desenvolvimento Mais completo e mais complexo, tendência realizadora, o organismo em seu estado normal, Busca a sua própria realização, a auto realização. A auto realização pode ser considerada Como a razão pelo qual o organismo existe. É um processo no qual a tendência criativa do Organismo se realiza seplanifica. Auto realizar é viver, entretanto, os motivos que movem As pessoas dependem de suas potencialidades, de suas necessidades, do seu desejo de crescer numa cultura. Diz que as preferências de uma pessoa são função de suas Potencialidades. Conhecer esses movimentos significa conhecer uma pessoa e em que direção está andando ou deseja andar.
4-Escolha 3 pressuposto epistêmico dessa escola...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria e sistemas psicologicos
  • teorias e sistemas psicológicos 3
  • Teorias e sistemas psicológicos
  • Teorias do Sistema Psicológico I
  • Teoria de SISTEMAS PSICOLOGICOS
  • Teorias e Sistemas Psicológico IV
  • Teorias e sistemas psicológicos i
  • questionário teorias e sistemas psicológicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!