trabalho de TecII

2021 palavras 9 páginas
CENTRO UNIVERSITARIO LUTERANO DE SANTARÉM
ENGENHARIA CIVIL

TRABALHO DE PESQUISA

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II

Santarém
Setembro de 2014

Avenida Sergio Henn 1787- Diamantino - CEP 68025000 – Fone (0xx93 ) 3524 1055 CENTRO UNIVERSITARIO LUTERANO DE SANTARÉM
ENGENHARIA CIVIL

TRABALHO DE PESQUISA

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Luterano de Santarém, como requisito para obtenção de Nota (parcial), na disciplina Tecnologia da Construção II, Ministrado pelo professor: Manoel Cruz.

Santarém
Setembro de 2014
Avenida Sergio Henn 1787- Diamantino - CEP 68025000 – Fone (0xx93 ) 3524 1055
INTRODUÇÃO

Em geral chama-se telhado qualquer tipo de cobertura em uma edificação. Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado por possuir um ou mais planos inclinados em relação à linha horizontal. A cada um destes planos inclinados, dá-se o nome de água. As coberturas se apoiam em uma estrutura chamada armação, que pode ser de madeira, ferro ou concreto.
Existem diferentes formatos de telhados dependendo de cada região, alguns modelos não servem apenas como estética, mas como, impermeabilizante, isolamento térmico e acústico. No caso da região Sul do Brasil as coberturas são projetadas em inclinação de 45° devido ao clima de inverno que a ocorrência de neve, o que pode causar o acumulo de neve e danificar as estruturas.
A maioria das coberturas é formada de telha, existindo, também, as chapas onduladas. Não só para guiar o escoamento das águas das chuvas, mas também para aumentar a resistência, as telhas e chapas onduladas, geralmente, não são planas. Ainda assim, praticamente, esse material é considerado como se fosse plano, e as coberturas feitas com esse material são chamadas coberturas planas. Como a maioria das coberturas é feita de telhas, na prática costuma-se chamar uma cobertura de telhado, mesmo que o material seja outro.

TIPOS

Relacionados

  • Metodologia
    506 palavras | 3 páginas