Trabalho de técnicas de informática

Páginas: 13 (3234 palavras) Publicado: 26 de maio de 2011
UNIP – Universidade Paulista
Cursos Superiores de Tecnologia

TÉCNICAS DE INFORMÁTICA

Amasonildo Anastácio Queiroz
Jean Farias
Manuela Lemos
Monaliza Pacheco Figii
Ronald Amato Onety
Yago Gomes da Frota

Manaus
2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------------03
Evolução dasRedes--------------------------------------------------------------------------------------04
Comunicação por Redes---------------------------------------------------------------------------------05
Transmissão por Redes----------------------------------------------------------------------------------06
Mídias de Comunicação---------------------------------------------------------------------------------08
Topologia deRedes--------------------------------------------------------------------------------------10
Complexidade das Redes--------------------------------------------------------------------------------11
CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------------------13
BIBLIOGRAFIA-----------------------------------------------------------------------------------------14INTRODUÇÃO

As redes passaram por um longo processo de evolução antes de chegarem aos padrões utilizados atualmente. As primeiras redes de computadores foram criadas ainda durante a década de 60, como uma forma de transferir informações de um computador a outro.
Comunicação em rede refere-se a transferência eletrônica de informações, comunicação mediada por um computador ouperiférico. A comunicação é superior à sociedade humana. Conforme as sociedades foram ocupando espaços geograficamente dispersos, a necessidade de comunicação através de longas distâncias foi tornando-se mais intensa. Ao inventar o telégrafo em 1838, Samuel Morse instituiu um marco para os sistemas de comunicação que evoluíram para as redes de telefonia, de rádio, de televisão e de computadores.Para uma transmissão dada numa via de comunicação entre duas máquinas, a comunicação pode efetuar-se de diferentes maneiras. Para ser transmitida, uma mensagem necessita de um meio (mídia), mídias básicas.Toda a mídia pode ser caracterizada através de camadas de representação.
Ao longo da historia das redes, várias topologias foram experimentadas, com maior ou menor sucesso, de acordo com aevolução tecnológica, conforme veremos a seguir.

Evolução das Redes

Como quase tudo na informática, as redes passaram por um longo processo de evolução antes de chegarem aos padrões utilizados atualmente. As primeiras redes de computadores foram criadas ainda durante a década de 60, como uma forma de transferir informações de um computador a outro. Na época, o meio mais usado paraarmazenamento externo de dados e transporte ainda eram os cartões perfurados, que armazenavam poucas dezenas de caracteres cada (o formato usado pela IBM, por exemplo, permitia armazenar 80 caracteres por cartão).
De 1969 a 1972 foi criada a Arpanet, o embrião da Internet que conhecemos hoje. A rede entrou no ar em dezembro de 1969, inicialmente com apenas 4 nós, que respondiam pelos nomes SRI,UCLA, UCSB e UTAH e eram sediados, respectivamente, no Stanford Research Institute, na Universidade da California, na Universidade de Santa Barbara e na Universidade de Utah, nos EUA. Eles eram interligados através de links de 50 kbps, criados usando linhas telefônicas dedicadas, adaptadas para o uso como link de dados.Esta rede inicial foi criada com propósitos de teste, com o desafio deinterligar 4 computadores de arquiteturas diferentes, mas a rede cresceu rapidamente e em 1973 já interligava 30 instituições, incluindo universidades, instituições militares e empresas.
Em 1974 surgiu o TCP/IP, que acabou se tornando o protocolo definitivo para uso na ARPANET e mais tarde na Internet. Uma rede interligando diversas universidades permitiu o livre tráfego de informações, levando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Técnicas de Informática
  • Tecnicas de informatica
  • Técnicas de informáticas
  • Técnicas de Informática
  • Tecnicas de informatica
  • Técnicas de informática
  • Técnica em Informática
  • tecnicas em informaticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!