trabalho de suíno

Páginas: 27 (6705 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Universidade federal do Mato grosso campus Sinop
Instituto de ciências da Saúde
Medicina Veterinária








Suinocultura






Docente: Valeria
Discente: Felipy Oliveira de Araujo
Disciplina: Suinocultura


Sinop- MT
Unidade de produção de leitões (UPL)
A UPL é destinada a produção e criação de leitões até que atinjam peso e idade adequados para serem transferidosàs UT`s. São gerados lotes de leitões em intervalos de 21 dias resultando em 7 lotes por ano, que decorrem do intervalo entre a desmama e o cio, da duração da gestação e da duração média do aleitamento (Morés e Amaral, 2003).
Pré-cobrição e gestação
Nessas instalações ficarão alojadas em baias coletivas, as fêmeas de reposição até o primeiro parto e as porcas a partir de 28 dias de gestação.Em boxes individuais, ficarão as fêmeas desmamadas até 28 dias de gestação. Os machos ficarão em baias individuais. 

As instalações para essa fase são abertas, com controle da ventilação por meio de cortinas, contendo baias para as fêmeas reprodutoras em frente ou ao lado das baias para os machos (cachaços). As baias das porcas em gestação podem ter acesso a piquetes para o exercício.
    Aconselha-se o uso de paredes laterais externas e internas, ripadas com placas pré-fabricadas em cimento ou outro material para obter-se boa ventilação natural no interior dos prédios.
    
Fundação direta descontínua sob os pilares e direta contínua sob as alvenarias, ambas em concreto 1:4:8 (cimento, areia e brita).
    
Nos boxes individuais de gestação, o piso deve ser parcialmente ripado enos boxes dos machos e de reposição, pode-se adotar o piso compacto ou parcialmente ripado. Piso compacto de 6 a 8 cm de espessura em concreto 1:4:8 com revestimento de argamassa 1:3 ou 1:4 (areia média) com declividade de 2% no sentido das canaletas de drenagem. Piso áspero danifica o casco do animal e piso excessivamente liso dificulta o ato de levantar e deitar. Os comedouros e bebedouros sãoinstalados na parte frontal. Na parte traseira das baias é construído um canal coletor de dejetos. A canaleta de drenagem pode ser externa à baia com largura de 30 a 40 cm, ou na parte interna da baia com largura de aproximadamente 30% do comprimento da baia e com declividade suficiente para não permanecer dejetos dentro da mesma. O fechamento da canaleta poderá ser de ferro ou de concreto.
    Nas baias coletivas pode-se usar o piso compacto ou 2/3 compacto e 1/3 ripado, bebedouro tipo concha e comedouro com divisórias para cada animal.
Maternidade
É a instalação utilizada para o parto e fase de lactação das porcas que, por ser a fase mais sensível da produção de suínos, deve ser construída atentando com muito cuidado para os detalhes. Qualquer erro na construção poderá trazer gravesproblemas, como de umidade (empoçamento de fezes e urina), esmagamento de leitões e calor ou frio em excesso que provocam, como conseqüência, alta mortalidade de leitões. Na maternidade deve-se prever dois ambientes distintos, um para as porcas e outro para os leitões. Como a faixa de temperatura de conforto das porcas é diferente daquela dos leitões, torna-se obrigatório o uso do escamoteadorpara os leitões.
Maternidade em salas de parto múltiplas com parições escalonadas
Conforme já mencionado no Capítulo 3, as salas não podem ter comunicação direta entre si, recomendando-se o acesso a cada uma delas por meio de portas localizadas na lateral da instalação. É indispensável o uso de forro como isolante térmico e cortinas laterais para proporcionar melhores condições de conforto.
Ascelas parideiras devem ser instaladas ao nível do piso. O piso da gaiola de parição é dividido em 3 partes distintas, que são:
– local onde fica alojada a porca - parte dianteira com 1,30 m em piso compacto de concreto no traço 1:3:5 ou 1:4:8 de cimento areia grossa e brita 1, com 6 cm de espessura e, sobre esse é feita uma cimentação no traço 1:3 de cimento e áreia média na espessura de 1,5 a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Suinos Final
  • Trabalho bem estar de suínos
  • Trabalho Engenharia Ecônomica Granja de Suínos
  • Suinos
  • Suínos
  • Suinos
  • Suinos
  • Suinos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!