TRABALHO DE SS

Páginas: 14 (3366 palavras) Publicado: 15 de abril de 2015

                            UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UnB


Grupo 1






A POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA SEGURIDADE SOCIAL DO WELFARE STATE:
a particularidade da assistência social







Brasília
                                                                 2015
Bárbara Carvalho(15/0006241), Maria Luísa Dias(15/0017189), Maria Vitória, Rokléssia Marla (15/0046006)                                                                   SUMÁRIO

1      INTRODUÇÃO………………………………………………………….. 3

2      Política Social …………………………………………………………...4

3      O sistema de Seguridade Social no Brasil………………………….6

4      História da Assistência Social no Brasil…………….……………….7

5      Conclusão………………………………………………………………..12

6      Referências bibliográficas……………………………………………..13Introdução


O trabalho ressalta a implementação e o surgimento da politica social no mundo, dando relevância as permutações que ocorreram no decorrer dos anos e os impulsos históricos que levaram a essas permutações. Demonstra o processo de evolução da Seguridade Social no Brasil- sustentada por três pilares; a Previdência, a Saúde e a Assistência Social- ficando essa ultima responsável pelas políticasnão-contributivas, associando o conceito de responsabilidade social ao Estado. A Assistência Social recebe seu status de direito social formulada pelo documento juspolítico conhecido por Lei Orgância da Assistência Social (LOAS), após a promulgação da Constituição Federal de 1988.



















POLÍTICA SOCIAL

A política social tem seu contexto embassado nos primórdios dos anos 40, naInglaterra. Se desenvolve como uma maneira de amenizar as mazelas do Capitalismo. Sua principal função é produzir, instituir e distribuir bens e serviços sociais para a sociedade, sendo assim classificado como direitos de cidadania.
Porém, no inicio do seu surgimento era considerado como caridade, filantropia ou muitas vezes como um dever religioso dos cristãos -esses teriam a responsabilidade de assistir,alimentar e vestir as pessoas sem recursos-.
Depois da Reforma Protestante na Inglaterra no século XVI e com o desaparecimento de alguns dos valores morais, foi necessário estabelecer leis para lidar com o crescimento da pobreza. E foi durante o reinado de Elizabeth I que surgiram leis para lidar com a administração da assistência aos afetados pela pauperização.
Ainda no século XVI com osurgimento da Igreja Anglicana, as paróquias foram autorizadas a captar recursos para assistir aos necessitados, e a primeira medida foi classificar os pobres em categorias.
“[...]os que podiam trabalhar, mas não conseguiam emprego, que seriam empregados nos abrigos e albergues, em troca de remuneração e alimentação; os que podiam trabalhar mas não queriam, classificados como pobres ociosos, que sofreriamcastigos físicos públicos; e aqueles que estavam muito velhos, doentes ou jovens para trabalhar, classificados como pobres inválidos ou necessitados, que seriam cuidados em asilos, hospitais, orfanatos ou abrigos, sendo que aos órfãos e às crianças pobres seria ensinado o oficio comercial, objetivando o emprego futuro.” (LEAL, Edson Pereira Bueno. ABSOLUTISMO NA INGLATERRA.)

Anos depois foiestabelecido pelo Estado um imposto, a taxa de pobreza, cobrada às paróquias, o que tornava regional a responsabilidade pela redução da pobreza. Apenas em 1601 foi aprovada a lei elisabetana conhecida por Lei dos Pobres, essa possuía mais  características punitivas que protetoras, quando não queriam trabalhar podiam ser castigados ou até serem condenados à morte. Ainda assim a Lei dos Pobres foiconsiderada a precursora do Estado de Bem Estar Social.
Desde o fim do século XIX, a politica social foi distanciando dos parâmetros do Liberalismo econômico e das leis da pobreza e foi se aproximando do que chamamos hoje de seguridade social. O que levou essa aproximação da seguridade social, foram os impulsos históricos integrantes do Estado de Bem-Estar, a questão social e a crise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalhos ss
  • TRabalho SS
  • Por que o SS não é trabalho?
  • trabalho de fundamentos do ss
  • Trabalho Educa O Em SS Mauricio
  • Trabalho sobre gisela konopka e o ss
  • TRABALHO FHTM SS III 2
  • as SS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!