trabalho de sociwet

1586 palavras 7 páginas
Conceitos Básicos
•Necessidades Humanas
Entende-se por necessidade humana a sensação da falta de alguma coisa unida ao desejo de satisfazê-ia.
Assim sendo, se pedirmos para qualquer pessoa considerada “normal” por nossa sociedade uma lista do que desejaria ter ou ser, a extensão da lista ficaria além da nossa compreensão e cresceria dia a dia, desafiando a capacidade de contar de qualquer um. Por essa razão é que os economistas dizem que as necessidades humanas são ilimitadas.
Os economistas não se preocupam com o atendimento de todas as necessidades humanas, porque algumas delas situam-se além de sua habilidade, além do seu ramo de conhecimento.
Ex: Amor, sabedoria.
Estão ainda fora da esfera de preocupação dos economistas os bens "livres"
(ou bens gratuitos).
Ex: O ar, luz solar, mar
Podemos dizer que as necessidades que podem ser satisfeitas com bens que não podem ser produzidos ou com bens que não precisam ser produzidos denominadas de necessidades não econômicas Desta forma, interessa ao economista o atendimento das necessidades humanas que possam ser satisfeitas por bens que não sejam gratuitos, mas que o homem precisa fornecer.
Essas necessidades são denominadas de necessidades econômicas e os bens que as satisfazem são chamados de " bens econômicos", e são aqueles que têm preço.
•Bens e Serviços

1

Bem é tudo aquilo que permite satisfazer uma ou várias necessidades humanas. Os bens são classificados, quanto à raridade, em bens livres e benseconômicos.
Os bens livres são aqueles que existem em quantidade ilimitada e podem ser obtidos com pouco ou nenhum esforço humano. A principal característica dos bens livres é a de que não possuem preço.
Os bens econômicos são relativamente escassos e supõem a ocorrência de esforço humano na sua obtenção. Estes bens têm como característica básica o fato de terem um preço.
° Quanto a natureza:
Os bens econômicos são classificados em dois grupos: bens materiais e bens imateriais ou

Relacionados