Trabalho de Sociologia

Páginas: 7 (1543 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO
CAPITULO I – O CONTEXTO HISTÓRICO DO TRABALHO INFANTIL.
CAPITUL II – OS EFEITOS DO TRABALHO INFANTIL PARA AS VÍTIMAS E FAMILIARES.
CAPITULO III – EFEITOS PSICOLÓGICOS CAUSADOS NAS VÍTIMAS.
CAPITULO IV – POBREZA, TRABALHO INFATO-JUVENIL “ FRACASSO ESCOLAR
CAPITULO V – CONSIDERAÇÕES FINAIS

















INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem portema a erradicação do trabalho infantil, pois trata- se do trabalho exercido por crianças e adolescentes abaixo da idade permitida por lei, e que traz muitos problemas para as vitimas.
A problematização tratada refere-se ao estudo dos efeitos psicológicos na vitima e que as levam ao afastamento de suas atividades correspondentes a suas idades?
Justifica-se este trabalho em função ao grande malcausado pelo trabalho infantil decorrente do afastamento das vitimas dos estudos e de um bom convívio com a família.
A metodologia adota nesta investigação foi a pesquisa bibliográfica, pois propõe o levantamento das informações mais retificantes referentes ao tema tratado, na consulta de autores de reconhecido saber.
E os objetivos são:
Apresentar o contexto histórico do trabalho infantil.Identificar impactos do trabalho infantil na sociedade.
Descrever os efeitos psicológicos causados nas vitimas.














Capítulo I – O contexto histórico do trabalho infantil.

Após a Revolução industrial, quando as crianças foram muitos explorados, surgiu a indignação vinda das pessoas e assim criam ações para o combate do trabalho infantil em diversos países europeus.Com isto somente após a criação da Organização Internacional do Trabalho, em 1919 que foram criadas medidas para proteção das crianças dentro do trabalho de exploração, e assim ganhando mais força em diversos lugares.
Em 2002, o numero de crianças brasileiras fazendo trabalhos de exploração subiu muito, foi estimado em 2.988.294., desta forma foi necessário leis avançadas, programas e instituiçõespara combater a eliminação do trabalho infantil. Hoje está questão estão sendo vistas com mais profundidade, tendo assim uma imensa queda da exploração de crianças.
Este projeto é feito hoje para crianças menores de 14 anos, com baixa renda, fora dos estudos e da cultura, e com famílias onde há uma quantidade grande de crianças. E tem o acompanhamento forte da política, diferente dos temposantigos.
Citação direta: “Só mudou um pouco porque, de qualquer maneira, esse que está lá no Peti não dá despesas dentro de casa. A comida que ela não come em casa já serve para outro. Mas a situação financeira continua a mesma coisa, porque a gente demora muito para receber. E é muito pouco”. (SOUZA, 2003, p.69)
A citação acima trata de pessoas que fazem parte do programa de Erradicação dotrabalho infantil, e não estão satisfeitos com o valor que recebem, pois é muito baixo, e não viram muita mudança com este programa.
Citação indireta: Está ação do programa de erradicação do trabalho, tem como prioridade trazer ações socioeducativas para crianças e ajudam os pais com uma renda, para que as crianças não tenham que trabalhar cedo passando por perigos e explorações.Segundo PETI (2002).







Capitulo II – Os efeitos do trabalho infantil na sociedade.

As famílias das vítimas procuram ensinar valores morais para seus filhos, como respeito aos demais, não roubar, valorizar o trabalho e a vida familiar. Desta forma as crianças e adolescentes são preparados para assumirem um papel na sociedade desigual, onde lhe são reservadas as funções maissubalternas. Com a conformidade desses valores, a criança acredita que o seu trabalho é inevitável e que é um dever para com a sociedade e sua família. Além disso, a criança também acredita que isso lhe torna uma pessoa mais virtuosa.

Como efeitos mais visíveis pode-se notar que, a criança ou adolescente que é vítima do trabalho infantil quando perguntam a respeito disso reclamam muito de dores e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de sociologia
  • Trabalho Sociologia
  • Trabalho de sociologia
  • Trabalho de sociologia
  • Sociologia do trabalho
  • Trabalho-sociologia
  • Trabalho de Sociologia
  • trabalho de sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!