Trabalho de Sociologia

Páginas: 20 (4963 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014

















ANTONIA MARIA LINO

CURSO PEDAGOGIA
1º PERÍODO


















RIO DE JANEIRO

NOVEMBRO DE 2013


















POR:


ANTONIA MARIA LINO



















RIO DE JANEIRO

NOVEMBRO DE 2013






SUMÁRIO




INTRODUÇÃO-.................................................................................................01
ÉMILE DURKHEIM – FATO SOCIAL ..................................................02 a 05
MAX WEBER – AÇÃO SOCIAL..............................................................06 a 09
TALCOTT PARSONS – NOÇÃO SOCIAL ............................................10 a 13
ANÁLISE GERAL–..........................................................................................14
CONCLUSÃO –...................................................................................................15
REFERÊNCIAS...................................................................................................16

































INTRODUÇÃO






Ao analisarmos mais profundamente os conceitos sobre sociologiana visão de três conceituados sociólogos, podemos ver que eles divergem entre si, mas conseguem nos levar a um conhecimento e reflexões de como a sociedade mudou e continua a mudar com o decorrer dos anos. Assim, analisando as teorias de Durkheim, Weber e Parsons, teremos uma visão melhor da sociologia e de como eles ajudaram o mundo com as suas pesquisas.ÉMILE DURKHEIM

FATO SOCIAL
Émile Durkheim (Épinal, 15 de abril de 1858 — Paris, 15 de novembro de 1917) é considerado um dos pais da Sociologia tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica.
Émile Durkheim, sociólogo Francês, vivenciou a Primeira Guerra Mundial e inaugura um novomomento das Ciências Sociais. Durante seu percurso intelectual teve o compromisso de dar as Ciências Sociais um caráter cientifico. Tem como base de sua teoria as influencias do positivismo representadas por Augusto Comte (1798-1857) e Saint-Simon (1760-1825), além da forte influencia das teorias de Charles Darwin e teorias biológicas.
Durkheim recebe também a influência da filosofiaracionalista de Kant, do darwinismo, do organicismo alemão e do socialismo de cátedra. Durkheim via na ciência social uma expressão da consciência racional das sociedades modernas, mas não excluía o diálogo com a História, a Economia e a Psicologia, embora apontasse os limites de cada uma dessas disciplinas na explicação dos fatos sociais.
Durkheim compreendia o quadro perturbador colocado pela emergênciada questão social, mas discordava essencialmente do conteúdo de soluções que começava a ser proposto pelo pensamento socialista.
Suas convicções defendiam que os problemas sociais vividos pela sociedade européia eram de natureza moral e não de fundo econômico, e que estes sobrevinham devido à fragilidade decorrente de uma longa época de transição, que provinha desde o imperialismo europeu.Durkheim formou-se em Filosofia, porém sua obra inteira é dedicada à Sociologia. Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "Consciência Coletiva". Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poderconviver no meio deste.
A este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de "Socialização", a consciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse "tudo" ele chamou de "Fatos Sociais", e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de sociologia
  • Trabalho Sociologia
  • Trabalho de sociologia
  • Trabalho de sociologia
  • Sociologia do trabalho
  • Trabalho-sociologia
  • Trabalho de Sociologia
  • trabalho de sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!