Trabalho de serviço social

Páginas: 6 (1492 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2012
Cabo de Santo agostinho
2012


MARCELO MARCIO PARENTE VIANA NETO


Sumário


• Introdução ao Trabalho

• Novos Hábitos de consumo da classe C


• Consequências negativas da influência do Sistema Capitalista neste processo.

• Considerações Finais

• Bibliografia














Introdução

Este trabalho tem por principal objetivo a apresentação dos principaisfatores responsáveis pela ascensão da classe “C” aos bens de consumo, bem como pesquisas que revelam a velocidade de tempo, gostos, principais melhorias que estes fatores trouxeram para a sociedade, como se deu esta transformação, em que âmbito de consumo esta classe esta dando preferência. Estudos e a apresentação dos fatores que estão trazendo consequências negativas à população mais pobrecomo as desigualdades, a má distribuição de renda, aspectos do Sistema Capitalista que resultam na busca incessante pelo status social através da força de trabalho, e do consumo desenfreado.














Novos Hábitos de consumo da classe C
Nota-se que a classe “C” esta em evidencia principalmente após o crescimento de consumidores que conseguiram emergir das classes mais baixas,muitos acreditam que seu inicio se deu depois que o Governo pôs em prática, planos que favorecem esta classe, o Programa Bolsa – Família é um exemplo. Acredita-se que depois desta iniciativa houve um melhoramento de renda e assim consequentemente mais ofertas de credito.
Walter Silva, concorda que a política de assistência social implantada pelo governo federal é causa direta do crescimentoeconômico das classes C e D. “Os programas de redistribuição de renda contribuíram para que nos últimos anos esses segmentos sociais tivessem chance de crescer economicamente, desmitificando a teoria econômica dos anos da ditadura de que era preciso fazer o bolo crescer para poder dividir. O governo atual dividiu a renda e o resultado foi que o país vem crescendo à olhos vistos. Nas crises financeiras éesse mercado interno que nos sustenta. Iniciativas como essas, somadas, representam melhoria da qualidade de vida para milhares de pessoas, já que a inscrição nesses programas representam o atendimento sócio assistencial de todos os membros do núcleo familiar – pai, mãe, avós, filhos – para que alcancem a autonomia financeira”.
Segundo o sociólogo natural de Orizona (GO), doutorando emAntropologia Social, pela Universidade Federal de Pernambuco, Abel de Castro, avalia que nos últimos anos, as políticas de inclusão social e incentivos fiscais do Governo Federal conseguiram contribuir para elevação de milhões de pessoas às classes C e D. “As pessoas começam a ter acesso a muitos bens de consumo que não tinham antes. Políticas de incentivo fiscal às empresas, casas populares, redução deimpostos, tudo isso foi uma tentativa de dividir um pouco a riqueza do país”.
A classe “C” é constituída por aproximadamente 44% dos consumidores brasileiros, segundo dados da revista Veja, de 2006 para 2007 aumentaram em média 86 milhões de pessoas nesta classe social, pesquisas da Fundação Getúlio Vargas apontam que mais de 19 milhões de brasileiros saíram da miséria desde 2002, destes um totalde 3,8 milhões somente em 2008, o que representou uma queda de 12,27% no número de pessoas pobres.
Com base nesta estimativa, especialistas no assunto acreditam que as empresas de bens e serviços, darão ainda maior importância as suas estratégias e campanhas de marketing para atrair maior parte da população, por exemplo: Nove entre dez marcas, incluindo na lista a gigante McDonald’s, têm sepreocupado com os gostos e hábitos de consumo deste público emergente e preparam suas estratégias comerciais para ganhar definitivamente este mercado, que concentra hoje a maior parte da população brasileira.
Devido ao maior acesso ao crédito, melhores salários entre outros benefícios, esta classe está apresentando um novo comportamento, que antes deste favorável cenário financeiro escolhia os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço Social e Trabalho Social
  • Serviço Social-Divisão Social do Trabalho
  • trabalho de Serviço Social em Seguridade Social
  • Trabalhos de serviço social
  • Processos de trabalho no Serviço Social
  • Serviço social e trabalho
  • Trabalhos servico social
  • SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO DE TRABALHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!