Trabalho de sensores utra-sônicos e sensores infra-vermelhos

423 palavras 2 páginas
Trabalho de sensores utra-sônicos e sensores infra-vermelhos

Aluno: Moisés da Silva Felix;
Prof: Rogler;
Sala: 14
Sensores Ultra-sônicos

Sensores de proximidade ultra-sonicos de 2,5 cm à 10 m – Ouvem tudo!
Os sensores de proximidade ultra-sonicos podem ser usados como dispositivos de detecção sem contato em muitas áreas da automação. Permitem detectar de forma precisa, flexível e confiável objetos de materiais, formas, cores e texturas diversos.
As possibilidades de aplicação são diversas como:

• Detecção de nível e altura
• Medida de separação
• Medida de diâmetro em bobinas
• Contagem de objetos Materiais transparentes, independentes de cor e presentes em ambientes sujos ou com vapores, podendo até mesmo estar em estado líquido, podem ser detectados com total segurança.
Funcionamento
O princípio de funcionamento dos sensores ultra-sônicos está baseado na emissão de uma onda sonora de alta freqüência, e na medição do tempo levado para a recepção do eco produzido quando esta onda se choca com um objeto capaz de refletir o som. Eles emitem pulsos ultra-sônicos ciclicamente. Quando um objeto reflete estes pulsos, o eco resultante é recebido e convertido em um sinal elétrico.

A detecção do eco incidente, depende de sua intensidade e esta da distância entre o objeto e o sensor ultra-sônico. Os sensores ultra-sônicos funcionam medindo o tempo de propagação do eco. Isto é, o intervalo de tempo medido entre o impulso sonoro emitido e o eco do mesmo.
A construção do sensor faz com que o feixe ultra-sônico seja emitido em forma de um cone.
Sensores Ultra-sônicos

Sensor Infravermelho

Os sensores são elementos importantes porque servem na maioria das vezes como olhos para alarmes e robôs. Neste artigo mostramos uma montagem bem simples de um sensor infravermelho que pode ser feito sem nenhum problema e que utiliza apenas um temporizador 555 como cérebro

Os sensores infravermelhos são utilizados na robótica muitas vezes para enxergar uma linha negra

Relacionados