trabalho de sementes
UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DISCIPLINA: SEMENTES FLORESTAIS
DOCENTE: MAURO VASCONCELOS PACHECO
DISCENTES: ADRIANA FIGUEREDO DA SILVA
MÁRCIA GABRIELLE DE ALMEIDA CARDOSO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 01: MORFOLOGIA FLORAL
Natal/RN, 2014
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é identificar e ilustrar as estruturas florais das flores do Hibisco tiliaceus e Allamandra sp. por meio de uma chave de perguntas a serem respondidas de acordo com a observação das estruturas.
MATERIAIS E MÉTODOS A aula prática foi realizada no dia 13 de agosto de 2014 no laboratório de Sementes Florestais localizado na Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias - UAECIA no município de Macaíba. Foram utilizadas uma flor do Hibiscus tiliaceus e uma flor de Allamandra sp., e com a disponibilização de um roteiro, os resultados foram organizados.
As observações das estruturas externas, cálice e corola, foram realizadas a olho nu, no entanto para observar as estruturas mais internas, androceu e gineceu, foi necessário realizar cortes nas flores com o auxilio da lamina de bisturi. Ainda para observação mais detalhada, fez-se o uso do microscópio estereoscópio com o auxilio da placa de petri e a pinça. A partir do estudo das estruturas florais os resultados foram expostos em duas tabelas.
RESULTADOS
As análises foram organizadas em duas tabelas que expressam os resultados obtidos durante a aula prática. A tabela abaixo mostra os resultados para a flor Hibiscus tiliaceus.
Tabela 1. Classificação morfológica de estrutura da flor Hibiscus tiliaceus.
ESTRUTURA
CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA
SEXUALIDADE FLORAL
Sexo
Hermafrodita
CÁLICE/COROLA
Simetria do perianto
Diclamídea
Presença de sépalas e pétalas
Heteroclamídea
Homogeneidade das sépalas e pétalas
Pentâmera
Número de sépalas e pétalas
Dialissépalas
União de sépalas
Dialipétalas
União de