Trabalho De Seguro

Páginas: 26 (6283 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Índice



Introdução
No âmbito da disciplina de Operações e Prática Seguradora, escolhemos elaborar um trabalho sobre Seguro Automóvel, pertencente ao Ramo não vida.
Com o passar dos anos os seguros têm sido cada vez mais importantes no seio da Sociedade. Estes se tentam adaptar às necessidades humanas, por isso têm vindo a evoluir tanto em quantidade como em qualidade. O seguro automóvel não éexceção. 
O Seguro Automóvel tem um papel fundamental na vida do condutor, onde em caso de acidente, em estrada, consoante o seu contrato a entidade seguradora cobrirá total ou parcialmente o valor dos danos causados.
Assim, neste trabalho abordaremos este tema. No trabalho relataremos, em sentido mais amplo, uma breve definição de “contrato”. E posteriormente falar de uma forma mais específicasobre o Seguro Automóvel, em que consiste, as suas exclusões, indemnizações, suspensão e cessação do contrato, acerca da convenção I.D.S., entre outros.
Numa segunda fase, em termos práticos decidimos escolher determinadas seguradoras existentes no Mercado e elaborar simulações para cada uma delas com o objetivo de as analisar e comparar os dados obtidos dessas simulações.
E por fim lançaremos onosso Produto. 







Contrato de Seguro
O contrato de seguro designa-se como sendo “ … aquele em que uma das partes, o segurador, compensando segundo as leis da estatística um conjunto de riscos por ele assumidos, se obriga, mediante o pagamento de uma soma determinada, a, no caso de realização de um risco, indemnizar o segurado pelos prejuízos sofridos, ou, tratando-se de evento relativo à vidahumana, entregar um capital ou renda, ao segurado ou a terceiro, dentro dos limites convencionalmente estabelecidos ou a dispensar o pagamento de prêmios tratando-se da prestação a realizar em data determinada”.
A celebração do contrato deve ser feita através do preenchimento de um documento, sob pena de qualquer declaração errada, suspensão de factos ou circunstâncias conhecidas pelo segurado quepodiam estimular sobre a existência ou condições do contrato, tornarem o seguro nulo. Caso isto se verifique a empresa seguradora fica isenta de pagar qualquer indemnização. 
É no entanto, necessário citar que a empresa de seguros é sempre livre de aceitar ou recusar o contrato. Uma vez o seguro definitivamente aceite, é emitida a apólice, documento que define e regula as relações entre a empresade seguros, o tomador de seguro e/ou segurado.

Seguro Automóvel
O Seguro Automóvel é extremamente importante, na medida em que permite reparar/indemnizar eventuais danos, causados a terceiros, pelo proprietário ou condutor de um veículo.
Em Portugal, é obrigatório, por Lei, que todos os veículos terrestres a motor e respectivos reboques, tenham um Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil. Estegarante as indenizações devidas a terceiros, em caso de danos pessoais ou materiais causados, em consequência de um sinistro para proteger os interesses dos lesados que têm direito a que os seus prejuízos sejam pagos, independentemente de o responsável pelo acidente ter ou não condições financeiras para o fazer.
Um veículo para o qual não foi contratado seguro de responsabilidade civilencontra-se numa situação ilegal. Por lei, o veículo pode ser apreendido e o seu proprietário pode ter de pagar uma coima. Em caso de acidente, o condutor ou proprietário do veículo podem ser responsabilizados pelo pagamento das indemnizações devidas aos lesados.
Apesar de se ouvir frequentemente falar em “seguros contra todos os riscos”, nenhum contrato de seguro cobre todos os riscos. Geralmente, estadesignação se refere ao seguro que cobre também os danos próprios. Este tipo de seguro cobre os danos sofridos pelo veículo seguro, mesmo nas situações em que o condutor seja responsável pelo acidente. Entre as coberturas que podem ser contratadas, destacam-se: a de choque, colisão e capotamento, a de incêndio, raio e explosão e a de furto ou roubo.

Exclusões do seguro automóvel

O Seguro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Seguro
  • Trabalho Seguro
  • Trabalho seguros
  • Trabalho de Seguro Rural
  • Seguro acidente de trabalho
  • Ambiente de trabalho seguro
  • O contrato de seguro na Justiça do Trabalho
  • Trabalho seguro em marmorarias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!