Trabalho de segurança no trabalho

Páginas: 10 (2414 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
O que é o ruído?
O ruído é um som indesejado, cuja intensidade é medida em decibéis (dB). A escala de decibéis é logarítmica, de modo que um aumento no nível de som de três decibéis representa um aumento da intensidade de ruído para o dobro. Por exemplo, uma conversa normal pode atingir cerca de 65 dB e o nível atingido por alguém a gritar será de cerca de 80 dB. A diferença em dB é apenas de15 valores, mas a pessoa que grita atinge uma intensidade 30 vezes superior. A sensibilidade do ouvido humano em relação a diferentes frequências também varia; por conseguinte, o volume ou intensidade do ruído são normalmente medidos em decibéis com ponderação A (dB (A)).
A intensidade de um ruído não constitui o único fator que determina a sua perigosidade; a duração da exposição é também muitoimportante. Para considerar este fator, são empregues níveis médios de som ponderados em função da sua duração. No caso do ruído no trabalho, esta duração é geralmente de um dia de trabalho de oito horas.

Que problemas pode causar o ruído?
Não é preciso um ruído excessivamente elevado para gerar problemas no local de trabalho. O ruído pode interagir com outros perigos no local de trabalho eaumentar os riscos para os trabalhadores, por exemplo:
Aumentando o risco de acidente ao impedir que sinais de aviso sejam ouvidos;
Aumentando o risco de perda de audição por interação com a exposição a determinados químicos; ou.
Sendo um fator causal no stress relacionado com o trabalho.
A exposição ao ruído pode colocar os trabalhadores perante uma série de riscos para a sua segurança e saúde:Perda de audição: o ruído excessivo prejudica as células capilares da cóclea, parte do ouvido interno, conduzindo à perda de audição. "Em muitos países, a perda de audição induzida pelo ruído é a doença profissional irreversível de maior prevalência" [iii] As estimativas apontam para uma taxa de pessoas na UE afetada por problemas auditivos superiores à população total de França.
Efeitosfisiológicos: existem provas de que a exposição ao ruído tem efeitos sobre o sistema cardiovascular provocando a libertação de catecolaminas e o aumento da pressão arterial. Os níveis de catecolaminas no sangue (incluindo epinefrina (adrenalina) estão associados ao stress).
Stress relacionado com o trabalho: o stress relacionado com o trabalho só muito raramente advém de uma só causa, sendo geralmenteprovocado pela interação de vários fatores de risco. O ruído no ambiente de trabalho pode ser stressante, mesmo em níveis bastante baixos.
Risco acrescido de acidentes: os elevados níveis de ruído dificultam a audição e a comunicação dos trabalhadores entre si e aumentam, por conseguinte, a probabilidade de ocorrência de acidentes. Este problema pode ser agravado devido ao stress relacionado com otrabalho (no qual o ruído pode constituir um fator).
 

Medidas que podem ser implementadas para reduzir o ruído

Existem algumas medidas que podem ser aplicadas com vista a minimizar os níveis de ruído, bem como a aumentar a qualidade de vida dos cidadãos promovendo a sua saúde. Os cidadãos tanto podem adaptar medidas consideradas coletivas como individuais. Fazem parte dascoletivas:
- Utilização de resguardos em locais cujo ruído é significativo;
- Uso de painéis absorventes no revestimento de determinados locais;
- Insonorização dos locais de trabalho em relação ao interior;
- Substituição de equipamentos ou componentes a fim de reduzir os níveis de ruído.
- Utilização de amortecedores em equipamentos mais ruidosos.
Existemtambém as chamadas medidas individuais. Estas são:
- Isolamento do indivíduo em relação à fonte de ruído;
- Utilização de capacetes que protejam os ouvidos e o crânio;
- Utilização de tampões para os ouvidos;

O que é vibração?

Um corpo é dito em vibração quando ele descreve um movimento oscilatório em torno de um ponto de referência. O número de vezes de um ciclo completo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de segurança do trabalho
  • Trabalho de higiene e segurança do trabalho
  • Trabalho ciêntifico
  • trabalho segurança do trabalho
  • Trabalho Segurança do Trabalho
  • Tcc
  • Trabalho saude e segurança do trabalho
  • trabalho de saude e segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!