Trabalho de saude

Páginas: 8 (1785 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
FACULDADE ESTÁCIO DE BELO HORIZONTE

BEATRIZ APARECIDA
REGINA MAGALHÃES












ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MUHLER















BELO HORIZONTE
2012
FACULDADE ESTÁCIO DE BELO HORIZONTE

BEATRIZ APARECIDA
REGINA MAGALHÃES












ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MUHLERTrabalho apresentado à disciplina de Saúde a mulher do sexto período de Enfermagem da Faculdade Estácio de Belo Horizonte como requisito parcial para aprovação.
Prof.ª: Aline, Chintia, Juliana, Elislene.











BELO HORIZONTE
2012
Ao comparamos os três artigos podemos constatar que os mesmo trataram sore a falta conhecimento dosprofissionais da saúde, e de como lidar com as vitimas que sofrem violência seja ela domestica ou sexual.
A violência contra mulher e definida como aquela praticada contra a pessoa do sexo feminino, simplesmente pela condição de mulher, com a finalidade de intimidá-lo para que o agressor exerça o papel de dominador e disciplinador. E um problema de saúde publica e dos direitos humanos.
Ecomo um fenômeno que atinge todas as classes sociais, etnias, religiões e culturas, a violência ocorre em população de diferentes níveis de desenvolvimento social e econômico. E definida pela organização mundial da saúde como o uso da força física, do poder real ou ameaça, praticado contra si ou para outra pessoa, ou ainda contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade deresultar em lesão, morte ou dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação. E compreendida também como uma violação dos direitos do ser humano, uma vez que e um meio aplicado para coagir ou submeter outra pessoa ao domínio sem seu consentimento. O núcleo de defesa da mulher vitima de violência que funciona na defensoria publica. Informa que os crimes mais comuns praticados sãocalunia ameaças, injuria, difamação, lesões leves e violência domestica.
Estima-se que o problema cause mais mortes de mulheres do que o câncer, malária, acidente de transito e as guerras. Por se tratar de um problema de saúde publica esta sendo cada vez mais abordado pelos profissionais da área da saúde, porem as dificuldades para cuidar das vitimas estão relacionadas com a formaçãoacadêmica, na qual raramente são incluídos assuntos com produção de conhecimento técnico especifico sobre o tema violência. A pouca ou falta de resolutividade no desenvolvimento do cuidado torna o problema ainda mais grave, pois essas atitudes tendem a afastar as vitimas do serviço de saúde, e inibe as mesmas a fazerem as denuncias e isso acaba fortalecendo o conceito de invisibilidade do problema. Aviolência é, sem duvida, uma das principais causas de mobilidade e mortalidade em todo o mundo, apresentando diversas facetas  que afeta de modo diferenciado, a população assim dessa forma, vem sendo considerada como um problema de saúde publica no mundo e, particularmente, em nosso país, mesmo que se reconheça a violência como um problema de saúde publica esse fenômeno ainda e considerado novo naagenda desse setor. Principalmente porque a violência não e uma doença, embora cause lesões, dor, sofrimento e morte.
O drama desta violência faz parte do cotidiano das cidades, dos pais e do mundo, e banalizado e percebido pela sociedade como algo que naturalmente faz parte da vida. Por ser um fenômeno antigo porem silenciados ao longo da historia, a violência somente passou a serpesquisada no Brasil na década de 1980. Essas pesquisas auxiliam na denuncia do impacto que esse agravo provoca na população.
Considera-se a violência como ação intencional realizada por individuo ou grupo, dirigida a outro, que resumem em óbito, danos físicos,
psicológicos ou sociais, implicando a utilização da força física ou da coação psíquica e moral. A violência não é um fenômeno da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saúde no trabalho
  • saúde e trabalho
  • Saude no Trabalho
  • saude trabalho
  • Saude no trabalho
  • Saúde do Trabalho
  • trabalho da saude
  • Saúde e trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!