Trabalho de Redes

Páginas: 5 (1027 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Unidade Itabira

PROFESSOR:
ALUNO:
TURMA:
CURSO: Rede de Computadores

Exercício dia 05 /11/2013.

“Meios de Comunicações”

Via Satelite
Situado entre uma variedade de opções para possibilitar
comunicação de dados , os satélites se destacam
por total alcance e rapidez na implantação do acesso e no oferecimento
de alta velocidadepara a Internet em projetos de conexões com
esse serviço.

Motivadas pela tendência das comunicações em banda
larga e pela possibilidade de acessibilidade do serviço em qualquer
lugar, diversas empresas do segmento de Informática e Telecomunicações
estão apostando na Internet via satélite.


As vantagens desse meio de comunicação é que é bem mais rápido.

Como funciona

A banda largavia satélite funciona de maneira muito semelhante à ADSL comum. No entanto, ao invés dos dados passarem por um caminho muito longo, cheio de cabos, eles são acessados com uma velocidade muito maior visto que o satélite tem uma conexão direta com a antena que o usuário tem em casa.

Problemas diversos

A internet via satélite não se popularizou por diversos motivos. Dentre eles está o problemado preço, o qual é exorbitante perto dos serviços de internet comum. Outro grande defeito dessa tecnologia é que qualquer objeto que passe na frente de sua antena, ou até mesmo quando vai chover, você não consegue mais acessar a internet.
Enfim, há vários motivos para não aderir essa tecnologia, visto que agora há até a banda larga através da tecnologia 3G que funciona de maneira semelhante, mascom uma velocidade muito maior.

Cabos submarinos e a Internet

Cabos transatlânticos de comunicação não são uma coisa nova. De fato, no final do século 19 já existia uma grande malha de cabos de telégrafo ligando a Europa, Américas, África, Ásia e Oceania, a maior parte deles obra do império Britânico.
Na época eram usados cabos de cobre e não existiam repetidores, de forma que eranecessário usar uma tensão muito alta de um lado para obter um sinal fraco e ruidoso do outro. Ao longo do século 20 vários novos cabos foram instalados com o objetivo de atender às empresas de telefonia, mas foi apenas nas últimas décadas que os links transatlânticos deram seu grande salto, passando a atender à Internet.


Embora relativamente finos (com cerca de 7 centímetros de espessura) os cabossubmarinos são construídos para serem bastante resistentes. Por baixo de uma grossa camada de poliestireno (1) temos uma camada de mylar (2), múltiplos cabos de aço, destinados a tornarem o cabo resistente mecanicamente (3), camadas de alumínio e policarbonato, que garantem a proteção contra a água (4, 5), um tubo de cobre (6) uma camada de gel (7) e por fim o feixe de cabos de fibra, que são aparte realmente importante:


Atualmente, já é possível transmitir 40 gigabits por fio de fibra e cada cabo é composto por um grande número de fio, levando a capacidade total de transmissão para a casa dos terabits, de acordo com a capacidade do cabo específico e o percentual de fibras escuras “links de fibra que ainda não estão sendo usados”



Os cabos submarinos são complementados peloscabos instalados em terra, que normalmente são instalados junto a estradas ou linhas de transmissão de energia ou gás, criando uma malha de fibra que se espalha por todas as principais cidades. Outras modalidades de acesso, como o ADSL, cabo, 3G etc. são conectadas a estes links de fibra, permitindo que os assinantes ganhem acesso à grande rede.

Enquanto escrevo, existem 188 trechos submarinosativos ou planejados (que você pode examinar no submarinecablemap.com), mas novos trechos estão sendo continuamente estudados para aumentar a capacidade da rede ou reduzir a latência.

Dentro dos cabos, o sinal viaja praticamente à velocidade da luz e mesmo com o atraso introduzido pelos repetidores e roteadores pelo caminho, é possível conseguir latências muito boas. Hoje em dia, é possível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de redes
  • Trabalho redes
  • Trabalho de Redes
  • Trabalho Redes
  • Trabalho De Redes
  • Trabalho redes
  • Trabalho de redes
  • trabalho redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!