Trabalho de redes (equipamentos de rede)

Páginas: 7 (1536 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Disciplina: Redes

Equipamentos de redes:
Roteadores, switches e firewall

1. Introdução:
Equipamentos para Redes
Para que uma rede de computadores possa funcionar é necessário que existam, além do cabeamento propriamente dito, dispositivos de hardware e software cuja função é controlar a comunicação entre os diversos componentes da rede.

Figura 1 – Exemplo de equipamentos em umarede

2. Objetivo:
Apresentar cada equipamento e qual a sua função na rede.

3. Descrição
3.1 Roteador (Router)
O Roteador é um equipamento responsável pela interligação das redes locais entre si e redes remotas em tempo integral. Em outras palavras, permite que uma máquina de uma dada rede LAN comunique-se com máquinas de outra rede LAN remota, como se as redes LAN fossem uma só. Paraisso, ele usa protocolos de comunicação padrão como TCP/IP, SPX/IPX, Appletalk, etc. Têm a função de decidir o melhor caminho para os "pacotes" percorrerem até o seu destino entre as várias LAN’s e dividem-nas logicamente ”roteia o caminho”, mantendo a identidade de cada sub-rede.
3.2 Switch
Essencialmente os switches usados em redes locais de computadores são pontes multiportas modificadas, queoperam na camada de enlace de dados (modelo OSI) e que examinam e usam endereços da subcamada de controle de acesso ao meio (endereços MAC) para transmitir ou filtrar o tráfego e permitir a interconexão entre máquinas diretamente, ou seja, simulando uma conexão ponto a ponto.
A tecnologia dos switches agrega avanços tecnológicos capazes aumentar o throughput
(vazão) da rede. Elesconseguem chavear com velocidade, disponibilizando uma banda maior para quem envia ou recebe um pacote de dados. Um switch permite a troca de mensagens entre várias estações ao mesmo tempo e não apenas o compartilhamento de um meio para isso, como acontece com os hubs. Desta forma as estações da rede podem obter para si taxas efetivas de transmissão bem maiores do que as observadas em uma redeutilizando apenas hubs.
Cada porta de um switch recebe um endereço MAC específico, com caminhos fixos para os dados entre as portas do dispositivo. Um switch reconhece o endereço físico (endereço MAC) dos dispositivos a ele conectado para regular o fluxo de tráfego através da rede. Quando uma mensagem alcança um switch, o mesmo checa o endereço de destino no frame de dados e o compara com suatabela de endereços. Se o endereço corresponder a um dos dispositivos conectados em uma de suas portas, ele retransmite a mensagem somente para aquela porta. Assim, a transmissão de dados em um switch é baseada em uma associação estática entre porta e endereço MAC.

3.3 Firewall
Assim como o nome Firewall (Parede de fogo) É um dispositivo que tem por objetivo aplicar uma política de segurançaevitando o acesso a sites maliciosos e invasões a rede interna, Bloqueio de SPAM verificação de email VPN com Criptografia. Na informática os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador.
4. Características
4.1 Roteador (Router)
Os roteadores são bem utilizados no meio Internet / Intranet e para comunicação LAN-to-LAN (como, por exemplo,ligação matriz-filial). No meio Internet / Intranet, o roteador aparece na ligação do site do provedor (rede local do provedor) ao link Internet, bem como na conexão do provedor a sub-provedores via LP de dados (especializada), LP de voz (não especializada) ou mesmo linha discada. Matriz e filial pode usar a Internet para este fim, usando algum artifício de proteção nas pontas para evitar acessopúblico, o chamado software de firewall.
4.2 Switch
Existem dois tipos básicos de switches que podem ser usados em redes locais de computadores:
Gerenciáveis: Os switches gerenciáveis oferecem um conjunto de características avançadas com maiores funcionalidades, sendo imprescindíveis em redes de maior porte.Permitem ainda os administradores da rede determinar a velocidade de operação para uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As redes de equipamento
  • equipamentos de rede
  • Equipamentos de Rede
  • Equipamentos de Redes
  • Equipamentos de rede
  • Equipamentos De Rede
  • Equipamentos de rede
  • Equipamentos para redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!