Trabalho de recuperção de áreas degradadas

Páginas: 12 (2801 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

NEIVA ARAÚJO LUSTOSA









PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR NO IGARAPÉ AMARO II








Rio Branco
2010


NEIVA ARAÚJO LUSTOSA







PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR NO IGARAPÉ AMARO II







Trabalhoapresentado ao Curso (Tecnologia em Gestão Ambiental) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Análise Integrada e Recuperação de àreas degradadas].

Prof.Luciana Andréa Pires






Rio Branco
2010

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade encontrar uma solução para a recuperação da mata Ciliar do igarapé Amaro no seu lado esquerdo, localizado no bairroEsperança, na cidade de Rio branco. O ambiente neste trecho encontra-se perturbado apresentando um avançado processo de degradação.
A vegetação local é ínfima e se constitui de espécies invasoras do tipo: Mamonas e capim manteiga, as quais não cumprem com a função específica de mata ciliar. Concebendo como mata ciliar’’aquelas que ocorrem no entorno dos rios, lagos riachos, córregos e nascentes’’.Suafunção primordial é a de proteger as nascentes de água e os animais aquáticos ,evitando a erosão das margens,funcionar como filtro contra os agentes poluidores,servir de refúgio ás aves e animais,favorecer a criação de corredores de biodiversidade,preservar a biodiversidade da flora,dentre outras. Portanto, de grande importância para a preservação e conservação da qualidade da água.
Decorrentes derochas sedimentares argilosas sobre a formação Solimões, os solos na área do projeto, apresentam características heterogêneas entre argilo siltosa e argilo arenosa que associados ao relevo mais dissecado existente as margens do rio Acre em relação ao restante da cidade, são considerados frágeis do ponto de vista estrutural. Estes aspectos associados a outros naturais, como: a dinâmica fluvial doigarapé e a fatores de ordem econômica e social, como: as ocupações desordenadas de áreas de encostas causam sérios problemas erosivos, como os observados na área.
A vegetação tem um importante papel em relação a proteção do solo, sua permanência diminui o atrito e o impacto das gotas de chuva no solo e absorve a umidade.A sua remoção resulta em grande medida no aumento dos índices de erosão e naruptura das encostas.
Em margens de cursos d’água como no caso do igarapé amaro, o fluxo de água provoca o aumento das taxas de erosão, a vegetação tende a diminuir esses processos, pois o recobrimento superficial do solo diminui consideravelmente a velocidade do fluxo d’água junto ao mesmo. Igualmente, a vegetação arbórea existente na encosta reforça o solo através das suas raízes, mantendo assim aestrutura e a estabilidade do mesmo, melhorando as suas condições.

1. INFORMAÇÕES INICIAIS
O Igarapé Amaro está na sua totalidade dentro do município de Rio Branco – Acre ponto A lado casa 258, Rua Buriti pontos 013/00; x 0631702; 8893889; ponto B lado igarapé pontos 014/1m; x 0631695 8813887; 4 m e estabelece uma conexão com as APAs Igarapé São Francisco e Raimundo Irineu Serra. Latitude 62e Longitude 8896367,98 UTM. A bacia hidrográfica do Igarapé Amaro é uma sub-bacia do Igarapé São Francisco, e está localizada na porção oeste do município de Rio Branco, tendo como característica física muitas curvas e águas barrentas. Com uma superfície de 8,0290km 2. Com o seu Bioma 100% Amazônia e Fitofisionomia 100% Floresta Ombrófila Aberta. Está inserido na maior reserva de diversidadebiológica do mundo, a Amazônia é também o maior bioma brasileiro em extensão e ocupa quase metade do território nacional (49,29%). A bacia amazônica ocupa 2/5 da América do Sul e 5% da superfície terrestre. Sua área, de aproximadamente 6,5 milhões de quilômetros quadrados, abriga a maior rede hidrográfica do planeta, que escoa cerca de 1/5 do volume de água doce do mundo. Sessenta por cento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • areas degradadas
  • areas degradadas
  • Área Degradada
  • Areas degradadas
  • áreas degradadas
  • Áreas degradadas
  • Áreas degradadas
  • areas degradadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!