TRABALHO DE RECRUTAMENTO E CELEÇÃO

570 palavras 3 páginas
ESTÁCIO FAP

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

PROFESSORA ROSA MOREIRA
GIULIANNE CRISTINA MOURA CASSIANO
MAT. 201402363788 TURMA: 3002
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

MODELOS DE PLANEJAMENTO DE RH
Existem vários modelos de planejamento de RH que exigem a participação do orgão de ARH. Alguns são genéricos e abragem toda a organização, enquanto outro são específicos para detterminados setores.

Exemplos de modelos de planejamento de RH:

Modelo baseado na procura estimada do produto
Como o próprio nome diz, é um modelo que é baseado na procura estimada do produto, ou seja, as necessidades de RH para as atividades de produção são dependentes da procura estimada do produto. A relação entre as duas é que o número de pessoas e volume da procura do produto é fortemente influenciada por variações na produtividade e no aumento da produção, tecnologia utilizada, disponiilidades interna e externa de recursos financeiros e oferta de recursos humanos da organização.
Modelo baseado em segmento de cargos
É um modelo de planejamento de RH focado em áreas funcionais no nível operacional da organização e baseado na extrapolação para o futuro de dados passados. Trata-se de uma técnica utilizada por empresas de grande porte.
O método “Standart OIL”, consiste principalmente em selecionar um fator estratégico para cada área funcional da empresa, determinar os níveis históricos passados e o nível esperado no futuro apresentados em cada fator estratégico, determinar os níveis históricos passados de volume de pessoal por área funcional e projetar os níveis futuros de pessoal para cada área funcional, correlacionando-os com a projeção dos níveis (históricos e futuros) do fator estratégico correspondente.

Modelo de substiuição de postos-chaves
É um modelo criado com base em denominados mapas de substituição ou organogramas e carreira, com ênfase nas pessoas que podem ser candidatas a futuras sucessões na organização. Constitui uma representação

Relacionados

  • Banda marcial
    49096 palavras | 197 páginas