TRABALHO DE QUÍMICA

Páginas: 13 (3044 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Introdução




No decorrer do século XX a importância do petróleo como fonte de energia cresceu de 3,7% do total de fontes exploradas (em 1900) para 50% no fim do século. Além de principal fonte de energia (combustíveis, como a gasolina, o querosene, o óleo diesel), ele serve de matéria-prima para a indústria petroquímica (plásticos, tintas, tecidos sintéticos). Sua importância econômicafez do petróleo o principal produto mundial, motivo de crises e de tensões internacionais. É um produto fóssil, resultante da decomposição de compostos orgânicos depositados em determinadas formações geológicas. Por isso, apesar da descoberta de novas jazidas, inclusive no fundo do mar, ele se esgotará um dia, o que aumenta sua criticidade e motiva a pesquisa de fontes alternativas de energia. Osmaiores produtores e as maiores jazidas de petróleo (65%) estão nos países do Oriente Médio. No Brasil, a partir de 1939, quando se descobriu petróleo em Lobato, BA, a produção brasileira cresceu a ponto de tornar o país praticamente autossuficiente. O Brasil, através da Petrobras, é líder mundial na prospecção e produção de petróleo em águas profundas.















1. Petróleo1.1 A origem do petróleo
Há inúmeras teorias sobre a origem do petróleo, porém, a mais aceita é que este surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Os povos antigos conheciam o petróleo e alguns de seus derivados como o asfalto e o betume. Já na pré-história surgiram referênciasesparsas indicando que o petróleo era conhecido do homem. Os egípcios utilizavam-no para o embalsamamento de mortos ilustres e como elemento de liga nas suas seculares pirâmides. Os indígenas das Américas do Norte e Sul serviam-se do petróleo e derivados para inúmeras aplicações, entre elas a pavimentação das estradas do império Inca. Os restos de matéria orgânica, bactérias, produtos nitrogenados esulfurados no petróleo indicam que ele é o resultado de uma transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos, sob pressão das camadas de sedimentos que foram se depositando e formando rochas sedimentares. O conjunto dos produtos provenientes desta degradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados aos sedimentos e aos resíduos orgânicos,está contido na rocha-mãe; a partir daí o petróleo é expulso sob efeito da compactação provocada pela sedimentação, migrando para impregnar areias ou rochas mais porosas e mais permeáveis,tais como arenitos ou calcários. Uma camada impermeável, quando constitui uma “armadilha”, permite a acumulação dos hidrocarbonetos, impedindo-os de escapar. O petróleo já foi conhecido como Ouro Negro, em virtudede sua coloração e valor econômico.


1.2 Definição do petróleo

Petróleo (do latim petroleum, petrus = pedra e oleum = óleo, do grego πετρέλαιον [petrélaion], "óleo da pedra", do grego antigo πέτρα [petra], pedra + έλαιον [elaion] azeite, qualquer substância oleosa, no sentido de óleo bruto), é uma mistura de substâncias oleosas, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheirocaracterístico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho).Trata-se de uma combinação complexa de hidrocarbonetos, composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos, podendo conter também quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel evanádio. Esta categoria inclui petróleos leves, médios e pesados, assim como os óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão. Materiais hidrocarbonatados que requerem grandes alterações químicas para a sua recuperação ou conversão em matérias-primas para a refinação do petróleo, tais como óleos de xisto crus, óleos de xisto enriquecidos e combustíveis líquidos de hulha, não se incluem nesta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de quimica
  • trabalho de quimica
  • trabalho de quimica
  • Trabalho de quimica
  • TRABALHO DE QUIMICA
  • Trabalho quimica
  • Trabalho de química
  • Trabalho de Química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!