Trabalho de Química

Páginas: 6 (1485 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
Número de Massa :
O número de massa de um átomo (representa-se pela letra A) é igual à soma do número de protões (Z) com o número de neutrões (N) do átomo, o que representa o número de nucleões (protões e neutrões) existentes no átomo. Assim:
A = Z + N
(número de massa = número de protões + número de neutrões)
 
Considera o seguinte exemplo:
 
   Um átomo de carbono tem 6 protões (Z =6). Se ele tiver neutrões (N = 7), então o seu número de massa é igual a 13, porque:
                           A = Z + N
                           A = 6 + 7
                           A =  13

O número de massa é representado em índice superior imediatamente antes do símbolo do átomo. Neste caso:
13C
Átomos do mesmo elemento podem ter diferente número de neutrões. O número atómico é igualmas o número de massa pode ser diferente. Quando isto acontece esses átomos são isótopos desse elemento.
   O número atómico (Z) e o número de massa (N) podem-se representar conjuntamente.
 
   Como exemplo, vamos considerar um átomo de cloro (Cl). Este elemento apresenta um número atómico 17 (Z = 17), porque tem 17 protões no seu núcleo, e um número de massa de 35 (A = 35 - significa que noseu núcleo existem 35 partículas).
 
   Então, este seria representado da seguinte forma:
 
35
 
Cl
17

 

Átomos Isótopos


São átomos com o mesmo número de prótons. Consequentemente, átomos do mesmo elemento.

Abundância Isotópica
O termo Abundância Isotópica, expressa em percentagem, designa a relação entre o número de átomos de um isótopo existente numa mistura de isótopos e onúmero total de átomos presentes.

Átomos Isóbaros
São aqueles átomos onde os números atômicos diferem, porém, há um mesmo número de massa. São átomos de diferente elementos, por isso suas propriedade não se assemelham.
Massa Atômica
 É a média dos números de massas (representada pela letra A) do isótopos de um determinado elemento químico,ponderada pela ocorrência de cada isótopo. Número demassa  (A) é a soma de prótons e neutrons do núcleo de um átomo, medida emunidade de massa atómica, representado por u.m.a ou simplesmente u.
Efeito Fotoelétrico
O efeito fotoeléctrico (fotoelétrico no Brasil) é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética (como a luz) de freqüência suficientemente alta, que depende do material. Elepode ser observado quando a luz incide em uma placa de metal, literalmente arrancando da placa elétrons.
Fóton
Partícula com massa em repouso nula constituída por um quantum de energia luminosa.

Dualidade onda-Partícula e a equação de De Broglie
É a onda (dualidade onda-partícula) de matéria. As relações de Broglie mostram que o comprimento de onda é inversamente proporcional ao momento dapartícula e que a frequência é diretamente proporcional à energia cinética da partícula. O comprimento de onda de matéria é também chamado comprimento de onda de Broglie.
Equação de De Broglie
,
onde λ é o comprimanto da onda associada à partícula de massa m que se move a uma velocidade v, e h é a constante de Planck. O produto  é também o módulo do vetor , ou quantidade de movimento dapartícula. Vendo-se a equação se percebe facilmente, que a medida que a massa do corpo ou sua velocidade aumenta, diminui consideravelmente o comprimento de onda.

Níveis de Energia
Em química, associam-se os níveis energéticos com orbitais para relacionar a distribuição espacial dos elétrons com a sua reatividade atômica. Apresentam especial importância os níveis energéticos do orbital molecular maisalto ocupado, homo, e o orbital mais baixo vazio.

Número quântico principal, ( n )
O número quântico principal pode tomar como valor qualquer número inteiro positivo. Como o próprio nome o sugere, este número quântico é o mais importante, pois o seu valor define a massa do átomo de potássio ( e de outro átomo monoelectrónico de carga nuclear Z) por meio da equação:

onde m e e são a massa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de quimica
  • trabalho de quimica
  • trabalho de quimica
  • Trabalho de quimica
  • TRABALHO DE QUIMICA
  • Trabalho quimica
  • Trabalho de química
  • Trabalho de Quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!