Trabalho de química

Páginas: 3 (750 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2012
O cromo:
O cromo, é um elemento químico de símbolo Cr, número atômico 24 (24 prótons e 24 elétrons) e massa atômica 52 u (unidade de massa atômica) e é sólido em temperatura ambiente.
O cromo éobtido comercialmente aquecendo a cromita (FeCr204) em presença de alumínio ou silício mediante um processo de redução. Aproximadamente metade da cromita é extraída na África do Sul. Também se obtém emgrandes quantidades no casaquistão, Índia e Turquia.
As jazidas ainda não explorados, são muitas, porém a maioria delas são encontrados no casaquistão e no Sul da África. No Brasilatualmente, uma das jazidas de cromo se localiza na Bahia. Em Minas Gerais e Amapá, também existem reservas de cromitas. (Dominique)
O cromo é muito importante para o setor produtivo, suas principaisfinalidades são:
* utilizado nas metalurgias, aonde é usado para aumentar a resistência à corrosão e dar um acabamento brilhante.
* Elemento de liga para aços duros e aços inoxidáveis.Também em várias outras ligas especiais (parar resistências elétricas)
* Cromo dá uma cor verde-esmeralda a vidros.
* No curtimento de couros é comum empregar o denominado “ curtido aocrômio”, sendo este o produto de maior consumo na curtição de couros e peles, consistindo em utilizar o hidroxisulfato de crômio. (iii) ( Cr)(OH)( SO4 ) 
* Compostos de cromo são usados como fixadores decor na indústria têxtil e para anodizar o alumínio. (Rafael)

Em 2000 foram produzidas aproximadamente 15 milhões de toneladas de cromita, da qual a maior parte destina-se ao uso em ligas metálicas(cerca de 70%) como, por exemplo, para a obtenção do ferrocromo, que é uma liga metálica de cromo e ferro, com um pouco de carbono. Outra parte (cerca de 15% aproximadamente) emprega-se diretamentecomo material refratário e o restante, na indústria química para a obtenção de diferentes compostos de crômo.
No Brasil, no ano de 2000 participou modestamente com apenas 0,1% das reservas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de quimica
  • trabalho de quimica
  • trabalho de quimica
  • Trabalho de quimica
  • TRABALHO DE QUIMICA
  • Trabalho quimica
  • Trabalho de química
  • Trabalho de Química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!