TRABALHO DE QUÍMICA: RADIAÇÃO

Páginas: 6 (1464 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
TRABALHO DE QUÍMICA: RADIAÇÃO


Introdução

Este Trabalho fala sobre como a radiação surgiu e quais são os tipos de radiação existentes, como por exemplo, a radiação gama, partícula beta, emissão alfa, o uso de radiação na medicina, radiação solar, Radiação gravitacional, Radiação corpuscular, Radiação eletromagnética, Espectro Eletromagnético, Efeitos biológicos, Aplicações tecnológicas,também é comentado o q são espectros, fluxo energético, Efeito Tcherenkov.

Radiação:

Antes de tudo, dividi-se a radiação em duas classes básicas: I) Radiação não Ionizante e II) Radiação Ionizante.
A radiação NÃO ionizante possui energia insuficiente para ionizar (retirar elétrons)  átomos ou moléculas. Ela é muito comum e não apresenta grandes riscos a saúde (apesar de não haver aindaestudos mais claros). São exemplos deste tipo de radiação a própria luz, as ondas das emissoras de rádio e várias outras.
Muito mais energética que o tipo anterior, a radiação ionizante possui a capacidade de arrancar elétrons de átomos e moléculas e assim alterar reações químicas, inclusive aquelas reações que ocorrem dentro das células do seres vivos e são fundamentais à vida. Felizmente esta é bemmais incomum do que primeira: uma pequena quantidade vem do espaço e outra de alguns mineiras presentes em certos tipos de rochas e solos. Os riscos ficam por conta de métodos artificiais como as bombas e usinas atômicas.
Nosso interesse está sobre o último, e mais perigoso, tipo de radiação. Analisaremos a seguir algumas características fundamentais da radiação ionizante como:
1. Os elementosque constituem a radiação: estes podem ser "pedaços" de átomos (partículas) ou simplesmente "luz" como no caso dos raios x.
2. Sua capacidade de atravessar materiais sólidos: como sabemos pelos famosos Raios X a radiação pode atravessar corpos sólidos. Neste exemplo ela atravessa o corpo da pessoa e bate num filme (chapa) do outro lado, nos lugares onde há ossos passa uma menor quantidade deraios e a placa continua branca, onde a quantidade é maior (tecidos moles) a chapa fica escura.
Os danos que ela provoca nos seres vivos.

Unidades de medida para a radiação ionizante:


Há várias unidades para  medir a radiação, vejamos algumas delas:
1. Curie: um (1) Curie equivale a radiação emitida pela quebra de 3,7 x 1010 átomos por segundo, ou o equivalente a um grama de Radium 266(elemento radiativo). 1 Curie = 3,7 x 1010 decaimentos/seg.
2. Becquerel: um (1) Becquerel equivale à radiação emitida pela quebra de um (1) átomo por segundo. Esta é a unidade oficial do sistema internacional (S.I.). 1 Becquerel = 1 decaimento/seg.
3. RAD: as medidas que vimos até agora são Físicas e dizem muito pouco sobre os efeitos nos seres vivos. A medida RAD tem em vista quanta energia daradiação é depositada por quilograma no ser vivo que é exposto. Um ser vivo exposto a uma dose de radiação de um (1) RAD receberá 0,01 Joules de energia por quilo que possuir. 1 RAD = 0,01 Joule/Kg.
4. REM: esta é uma das melhores medidas para os efeitos da radiação sobre os seres vivos. Ela analisa separadamente os tipos de radiação (gama, nêutron, etc.) multiplicado seu valor em RAD por um índice(RBE = "RadiationBiologicalEffects" ou efeitos biológicos da radiação), que mede os efeitos de cada radiação nos seres vivos.

Radiação Alfa, Beta e Gama:

Sabe-se que as radiações são invisíveis aos olhos humanos, mas existem, e dentre elas se encontram a Alfa, a Beta e a Gama. Ondas Eletromagnéticas ( raios X e Gama): assim como todas as ondas eletromagnéticas, elas são produzidas pelaaceleração de cargas elétricas. A exemplo, em muitas das máquinas de raios X, elétrons (partículas com carga negativa) são lançados, em alta velocidade, contra uma placa de titânio. Ao atingir a placa são rapidamente brecados, ou desacelerados, o que provoca a emissão dos raios.
Partículas ( Beta, Alfa, Nêutrons ): quando a radiação é constituída por partículas, que no caso são "pedaços" de átomos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica radiação
  • quimica radiacao
  • Radiaçao
  • Trabalho radiação
  • trabalho radiaçao
  • TRABALHO RADIAÇÃO
  • Trabalho de Beneficios da Radiação
  • Trabalho sobre radiação ionizantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!