Trabalho De QE Cromatografia E Destila O Simples

1184 palavras 5 páginas
Profª Alexandra

Cromatografia de Pigmentos Naturais
&
Destilação Simples

Trabalho de aproveitamento da disciplina de Química Experimental do curso técnico em Química da Etep

Danillo Gerke
Milaide Callerani
Prisciele Souza
Rodrigo Toledo
Rogério Gonçalves

Paulínia 2015
Introdução
A cromatografia em papel é uma das técnicas mais simples e que requer menos instrumentos para sua realização, porém é a que apresenta as maiores restrições para sua utilização em termos analíticos. Esta separação depende do comportamento dos analitos, parte da amostra que é o foco da análise química, entre uma fase móvel e uma fase estacionária. A amostra aplicada sobre uma linha de base deve ser comparada com um composto conhecido, definindo- se a composição qualitativa da mistura. No caso de se necessitar quantificar os componentes separados, utilizam-se técnicas acessórias, até mesmo a cromatografia em coluna seguida de análises gravimétricas ou outras.
Cromatografia de pigmentos naturais

Materiais:
Béquer de 400 ml de fora alta
Tubos Capilares
Vidro de relógio

Reagentes:
Mistura de solventes (acetona 5% + heptana 95%)
Soluções de corantes de pimentões verde, amarelo e vermelho, com a extremidade do capilar ainda fechada, sobre a linha

Procedimento:
1) Colocar no béquer, cerca de 25 ml de mistura de solventes e tampar com o vidro de relógio. Deixar em repouso por 25 minutos.
2) Marcar, a lápis, uma linha de base a 1,0 cm da borda inferior da tira de papel de filtro.
3) Introduzir um capilar no recipiente com solução de corante de pimentão verde, tampando a extremidade superior, de modo a coletar corante até cerca de 1/3 da altura do capilar.
4) Aplicar, com a extremidade do capilar fechada, sobre a linha de base marcada, deixando secar antes da próxima aplicação e tomando cuidado para que o diâmetro da mancha produzida não seja maior que 0,5 cm.
5) repetir os passos 3 e 4 com a solução de corante de pimentão amarelo, utilizando novo capilar e fazendo a aplicação a

Relacionados