Trabalho de Psicossossiologia das Organizações

1309 palavras 6 páginas
Psicossociologia das Organizações
Grupos

Apresentação do Grupo

O grupo que vou apresentar neste trabalho é constituído por seis funcionárias do sector de produção da empresa Real Nobreza, que se dedica à confecção de peças de roupa para revenda e está à quinze anos em funcionamento.

Critérios na criação do grupo
Esta equipa tem como objectivo produzir peças de roupa. Estas funcionárias devem soburdinar-se ao objectivo que neste caso é quantificado e calendarizado no tempo.
Estas funcionárias têm competências técnicas para trabalharem neste sector, tal como experiência neste ramo. Todas elas são dotadas de um grau razoável de aceitação e de semelhantes valores e crenças, assim gastam-se menos esforços na resolução de conflitos laborais.
Este grupo tem pouco poder de decisão devido a ser uma equipa operacional, contudo este não é nulo.
Explicação

É um exemplo de um grupo informal, pois foi criado de forma espontânea em obediência à percepção de sensibilidades e interesses comuns.
Tudo o que é reprimido na organização formal da empresa: redução da liberdade, de autonomia, de auto-estima, pode ser expresso na organização informal, ou seja, dentro do grupo. Como todos os membros do grupo são do sexo feminino acabam por ter muitos aspectos em comum, partilhando experiências, lições de vida, sentimentos, opiniões e por outro lado o grupo acaba por ter como função, proteger as operárias das exigências da empresa tal como lhes dá segurança no trabalho.
As funcionárias formaram inconscientemente este grupo também devido às necessidades de partilha, cooperação, de envolvimento e empenho tal como de adaptabilidade ao meio.
Neste grupo coeso e extrovertido a comunicação e a interação desenvolvem-se de modo directo e não são mediadas, por isso este grupo é denominado como grupo primário.
As funcionárias deste grupo são pessoas que se conhecem à bastante tempo, algumas já se conheciam antes de trabalharem nesta empresa e os seus laços afectivos foram sendo

Relacionados