trabalho de psicologia da educaaço

706 palavras 3 páginas
ANHANGUERA DE ANÁPOLIS.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO.
Aluna: Elaine Aparecida dos Santos Pessoa.
RA:9902013572.
2º Período de Pedagogia.
Turma: A.
Professora: Ellen Muniz.

Anápolis 2014.

Exercícios pags.103 e 104.

1. Examine os conceitos básicos da psicanálise lacaniana e analise as relações existentes entre eles.

R: "linguagem como estrutura", além da adoção de uma postura cética quanto a uma possível similaridade entre a concepção saussuriana e lacaniana de linguà linguagem só se sustenta a partir do momento em que o psicanalista se recusa a acompanhar todos os desenvolvimentos que a ciência linguística experimenta desde sua origem oficial.

2. Exemplifique o mecanismo de identificação e de espelhamento com situações observadas no cotidiano,na sala de aula,em filmes,na literatura ou em outras obras de arte.

R: Na sala de aula:Leitura diária“O trabalho com leitura deve ser diário”.Leitura colaborativa“A leitura colaborativa é uma atividade em que o professor lê um texto com a classe e, durante a leitura, questiona os alunos sobre as pistas lingüísticas que possibilitam a atribuição de determinados sentidos”.Em filmes: com história que instiguem e prenda a atenção da criança.Na literatura histórias que ensine e ajude no aprendizado.
3. Interprete uma narrativa extraída de um conto,de um romance ou do registro de uma fala comum colhida no cotidiano,procurando identificar o uso de metáforas,metonímias e outros recursos de produção de efeitos de sentido.

R: As metáforas constituem a linguagem e o pensamento humanos. Elas estão presentes em todos os discursos e desempenham operações cognitivas com funções as mais diversas.
As metáforas são parte intrínseca da ciência, são elementos constituintes e indispensáveis ao discurso científico. Já a ciência, por sua vez, não pode mais ser vista como uma atividade dotada de objetivismo extremo e de total neutralidade. Pelo contrário, deve ser encarada como um “produto social”, que emerge de

Relacionados