Trabalho de programação - classificação e pesquisa

Páginas: 7 (1669 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
anhanguera Educacional |
ATPS – Classificação e Pesquisa |
|
|
|
|

Realização da primeira etapa da ATPS de Classificação e Pesquisa. CCOMP – 4º Semestre |

PASSO 1;
De acordo com o desafio proposto a equipe desenvolveu um programa que realiza - de acordo com a escolha do usuário - buscas com algoritmos diferentes em uma mesma tabela de dados.
O desafio possui duas funçõesque geram números aleatórios do tipo DOUBLE e do tipo INTEIRO, portanto temos duas tabelas distintas a serem preenchidas. Abaixo temos as linhas de códigos que invocam essas funções gerando números para preencher a totalidade das tabelas.
Laço de repetição para preencher as duas tabelas do desafio
Laço de repetição para preencher as duas tabelas do desafio
for (i = 0; i < MAX; i++)
{/*Chamada da função que gera números Double*/
resultadoDouble = unif(&seed, lowDouble, highDouble);
tabelaDouble[i] = resultadoDouble;

/*Chama da função que gera número Inteiros*/
resultadoInt = inteiros_unif(&seed, lowInt, highInt);
tabelaInt[i] = resultadoInt;
}
for (i = 0; i < MAX; i++)
{
/*Chamada da função quegera números Double*/
resultadoDouble = unif(&seed, lowDouble, highDouble);
tabelaDouble[i] = resultadoDouble;

/*Chama da função que gera número Inteiros*/
resultadoInt = inteiros_unif(&seed, lowInt, highInt);
tabelaInt[i] = resultadoInt;
}
De forma bem comum, as tabelas serão preenchidas de acordo com o laço de repetição. A quantidadede repetições será definida através da linha #define MAX 100 onde esse valor será alterado no decorrer da resolução para que testes com tabelas maiores sejam possíveis, sem necessidade de alterar profundamente o programa.
O desafio possui uma tabela onde define alguns parâmetros para testar os algoritmos. Um deles é o tamanho das duas tabelas, sendo os valores de 100(cem), 1000(mil), 10000(dezmil) e 100000000(cem mil). O argumento a ser encontrado sempre será o número 87.
Vamos iniciar os testes com o tamanho da tabela em 100 posições. Para isso precisamos apenas definir “MAX 100”. Feito isso vamos executar o programa.

Menu inicial do programa
No menu inicial do programa o usuário vai escolher entre as buscas que ele deseja realizar. Vamos supor que o mesmo usuário vai realizar ostestes por ordem, portanto vamos escolher a opção 1- Busca Sequencial.

Novo menu apresentado após escolhermos 1- Busca Sequencial
Feito as nossa escolha o programa irá exibir um novo menu, agora solicitando o tipo de valor que deseja buscar. Importante ressaltar que nesse ponto as tabelas já estão preenchidas com os dados, conforme o código mostrado no início desse documento. Vamos procurar oargumento na tabela com valores Double.

Resultado da busca pelo argumento na tabela Double
Como já esperávamos o argumento não existe na tabela Double. Podemos verificar também o número de comparações feitas pelo algoritmo que é o tamanho total da nossa tabela (100). Nesse exemplo de devido ao tamanho pequeno, a busca não demorou em ser realizada. Notamos isso na diferença de tempo impressa natela. O processo aconteceu tão rapidamente que o programa nem conseguiu cronometrar o tempo entre a chamada da função de busca e seu retorno.
Vamos repetir o passo anterior, mas escolhendo busca de valores inteiros.

Resultado da busca pelo argumento na tabela de inteiro
Nesse exemplo o argumento também não foi encontrado e da mesma maneira como aconteceu na tabela Double, não foi possívelmarcar o tempo da execução do programa.

Nesse ponto o grupo fez uma observação. Com o tamanho das tabelas contendo 100 posições o resultado sempre será o mesmo. Se usando o algoritmo de busca mais simples e menos eficaz os resultados permaneceram em zero (no caso do tempo de execução). Realizar testes com busca sequencial com sentinela ou busca binária é totalmente desnecessário já que com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre classificação da pesquisa cienifica
  • Trabalho de pesquisa sobre a classificação e as topologias de redes de computadores
  • Classificação de pesquisa
  • classificação e pesquisa
  • CLASSIFICAÇÃO E PESQUISA
  • Classificação e pesquisa
  • Classificação pesquisa
  • Classificação e Pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!