Trabalho de produção textual

Páginas: 9 (2219 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2013
Nome: Cássio Murilo Aeroso Monteiro
Curso: Letras-Português 1 ano


Resumo de Ensino de Produção Textual: Questões Teóricas e Didáticas

Discutir sobre o ensino/aprendizagem de produção de texto, é buscar compreender como a sociedade e a linguagem estabelecem relação de mútua constituição e como essa relação de interdependência é fundamental para a compreensão e desenvolvimento depráticas de ensino e de aprendizagem da escrita em diferentes espaços sociais de letramento. É procurar compreender a escrita enquanto ação social.
Difundida num espaço reprodutivista e descontextualizado de prática docente, a abordagem retórico-lógica apresenta-se aliada a uma concepção de linguagem enquanto sistema imanente e abstrato, cuja única preocupação é a correção e normatividade dosrecursos lexicais e gramaticais usados nos textos.
O línguista Bonini propõe que entendamos a perspectiva retórico-lógica como ''um método de ensino cuja correção é do professor que conhece a gramática e, portanto corrigir equivale a conferir ao texto do aluno uma direção correta''. Sobre essa questão, Bonini afirma ainda que, ''quanto ás técnicas de ensino estas estão a serviço,fundamentalmente, da apropriação dos esquemas básicos de textos: a narração, a dissertação e a descrição.
O ensino do modelo retórico-lógico/retórico-gramatical acredita no ensino baseado na manipulação de regras sintáticas, reescrita de textos literários e atividades escritas formais, sistemáticas, resultando na assimilação de técnicas e padrões impositivos de produção de textos. A práticaretórico-lógica exclui a possibilidade de diálogo entre o escritor, o texto, e a situação, descontextualizando a escrita e a estagnando a esquemas mecânicos e autônomos de escolarização da produção de texto.
Na década de 80, o ensino/aprendizagem da produção do texto ainda está direcionado a relação intratextuais, buscando apenas a apreensão de esquemas de coerência e coesão, e diferentes conceituais são,em adição exploradas, procurando explanar sobre a relação entre texto e frase, entre mecanismos micro e macroestruturais, e entre a gramática normativa e gramática textual.
O línguista Leal propõe que ''quanto a produção escrita de textos, poderão ser exploradas as propriedades de textualidade, coesão e coerência, para desenvolver formas de construção ainda não dominadas pelo estudante,para explicar e corrigir falhas observadas nas redações''.
Em divergência da abordagem retórico-lógica, a vertente textual objetivava explicar por meio de teorias advindas da Linguística Textual o processo de produção e leitura de textos. Percebemos a pouca consideração sobre o papel do discurso e das condições sociais de produção, distribuição e consumo de textos, já que o que se pretende é adesconstrução dos princípios de coerência e coesão textuais e das competências textuais do sujeito-escritor.
O línguista Siqueira postula que, ''o texto é visto como uma unidade de significação, ou seja, uma manifestação enunciativa com uma referência e uma tematização organizada bilateralmente pela coerência e pela coesão''.
Outro línguista chamado Koch, defende o ponto de vista deque, ''a produção textual é uma atividade verbal, a serviço de fins sociais e, portanto, inserida em contextos mais complexos de atividades, é uma atividade interacional, visto que os interactantes, de maneiras diversas, se acham envolvidos na atividade de produção textual''.
A Psicolinguística apresenta-se como uma área interdisciplinar que busca compreender os processos psíquicos deprocessamento de linguagem. O linguísta Dahlet afirma que, nessa abordagem, ''buscamos tratar de empreendimentos com enfoques teóricos e objetivos diferentes como os da psicologia cognitiva, delimitando a organização e as condições de mobilização ou de gestão dos conhecimentos requeridos para a produção da própria escrita''.
Sob essa perspectiva cognitiva, a produção textual preocupa-se não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo de trabalho para produção textual
  • Trabalho de producao textual em grupo
  • Trabalho de produção textual
  • Estratégias de trabalho para produção textual
  • Trabalho De Producao Textual Final
  • Trabalho de produção textual
  • trabalho leitura e producao textual
  • Trabalho profissional i

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!