Trabalho De Praticas

Páginas: 3 (537 palavras) Publicado: 12 de maio de 2015
ATIVAÇÃO E CO-CONTRAÇÃO DOS
MÚSCULOS GASTROCNÊMIO E TIBIAL
ANTERIOR NA MARCHA DE MULHERES
UTILIZANDO DIFERENTES ALTURAS DE SALTOS


O objetivo deste estudo foi verificar a ativação e aco-contração muscular dos músculos tibial anterior (TA) e gastrocnêmio lateral (GL) durante a marcha, utilizando diferentes calçados.
A avaliação consistiu em caminhar sobre uma esteira ergométrica em trêsdiferentes situações: sem calçado, com salto baixo (6 cm de altura) e com salto alto (9 cm de altura). Com mulheres universitárias, com média de idade, estatura e massa corporal de 22,3 ± 3,3 anos, 163 ±10 cm e 53,3 ± 4,1 Kg, respectivamente.
Após alguns testes de procedimentos de aquisição dos sinais através dos dados eletromiograficos relata-se que, na marcha com salto alto, não ocorre omovimento de dorsiflexão devido à posição permanente da articulação do tornozelo em flexão plantar, e, considerando que quanto maior o salto do calçado, ocorre um maior deslocamento anterior do centro degravidade.
Durante a marcha, ao utilizar calçados de salto alto, os percentuais de distribuição do peso no pé se alteram, sendo que o peso sustentado pelo antepé aumenta de acordo com o aumento daaltura do salto. A articulação do joelho ficou limitada para exercer suas funções durante a marcha, possivelmente pelo fato desta articulação permanecer em um ângulo de flexão maior. A utilização decalçados de salto alto, há um aumento da frequência de passos, redução do comprimento dos passos e redução da velocidade da marcha. O uso de calçados de salto, devido ao aumento da flexão plantar, gera umdesequilíbrio corporal, pois resulta em uma diminuição da área de contato entre o pé e o solo, acarretando uma perda parcial da estabilidade. Deste modo, na marcha com calçado de salto alto, aestabilidade necessária para que esta marcha seja a mais natural e estável possível, resulta da co-contração do gastrocnêmio e tibial anterior.
O uso frequente e indiscriminado de calçados com salto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meus trabalhos de prática
  • TRABALHO DE PRATICAS
  • Trabalho praticas
  • Pratica do Trabalho
  • Trabalho de prática
  • trabalho de praticas
  • trabalho de pratica
  • pratica do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!