Trabalho De PPI Chaiane

729 palavras 3 páginas
Pedagogia: não é só na sala de aula que o profissional atua
Publicado em: 02/04/2013 Para os vestibulandos, escolher a profissão que irão exercer, muitas vezes pode ser difícil, já que existem várias opções, em diferentes áreas. E a graduação em Pedagogia, ainda é uma das mais populares. Porém, algumas pessoas associam essa profissão à ministração de aulas. Segundo o coordenador do curso do Centro Universitário de Araraquara - Uniara, Uiliam Moraes Folsta, a profissão envolve atribuições possíveis de serem desenvolvidas em diversas áreas de atuação. “As tarefas e problemas relacionados às atividades do pedagogo são amplos e variados, dependendo do contexto social, da educação e do trabalho”, comenta.
De acordo com ele, “as atividades, além de habilitarem o profissional a lecionar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e na modalidade Normal, ou seja, formação de professores em cursos de ensino médio, possibilitando sua atuação junto à educação formal e informal, participando da elaboração de planos referentes ao sistema educacional e fornecendo conhecimentos úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis, além de desenvolver trabalhos com professores, pais e alunos, buscando explicitar e superar entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes”.
“Além disso, o pedagogo é capaz de elaborar e executar procedimentos destinados ao conhecimento da relação educador/estudante, em situações escolares específicas, visando à implementação de metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento”, completa.
O docente afirma que “as funções e tarefas profissionais do pedagogo podem ser exercidas em instituições privadas ou governamentais, tais como escolas, hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios, creches, associações comunitárias, empresas, núcleos rurais, sindicatos, fundações, juizados de menores e de família, penitenciárias, associações

Relacionados