Trabalho de portugues abragam lincon

553 palavras 3 páginas
http://paf.crfsp.org.br/paf/?Bolsa_de_Empregos/Emprego/

Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de falar em publico em todos os tempos. Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a uma ideia em poucas palavras no Supremo Tribunal Federal brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer.
Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão exagerada continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao mais alto grau. Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino.
Não há dúvida de que a Justiça deve examinar cada aspecto com cuidado, nem de que muitos aspectos são alvo de controvérsia. Ainda assim, será necessária tamanha verbosidade, reflexo, aliás, da extensão interminável dos autos, a versão escrita de cada processo?
Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a lentidão judicial, caso se espalhar uma disciplina que fala bem mais objetiva, direta e resumida. Parece haver tendência recente nessa direção, mas que ainda não alcançou os tribunais superiores, muito menos o Supremo Tribunal Federal.
Admita-se, no atual julgamento, que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolver e pelo desejo do voto não ser realizado, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro. No que ultrapassa a medida da fala, entretanto, encontra eco na maioria dos ministros.
À demora nas explicações dos processos, somou-se a loquacidade( falar muito) fora deles. O costume começou há mais de dez anos, quando ministros passaram a falar sobre quase qualquer assunto, a pretexto de que assim prestavam contas e faziam do Judiciário um Poder menos

Relacionados

  • Fisica quantica.
    162956 palavras | 652 páginas