Trabalho De Portugu S Literatura Escultura E Pintura

Páginas: 15 (3539 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
Literatura no século XX no Mundo
O século XX inaugurou uma nova era de desenvolvimento científico e tecnológico, e uma nova fase política com a implantação de sistemas democráticos em muitos países do globo. Mas, apesar da introdução deste inovador sistema político, para além da adoção de programas educativos e de reformas sociais, este século viu nascer e crescer o imperialismo, regimesfascistas e a corrida ao armamento.
No início do século XX, a Europa vivia num clima de paz, que proporcionava um ambiente confiante e racionalista, contudo esta conjuntura mudou radicalmente com o ressurgimento de crises económicas e depressões. Apesar do triunfo da democracia e da revolução intelectual e artística operada neste século, no período compreendido entre as duas guerras mundiaisdesenvolveram-se formas autoritárias de poder, como por exemplo o nazismo germânico. A Europa entrou então num clima de pessimismo generalizado.

Características do momento histórico do século XX
Na primeira metade do século XX a cultura ocidental atravessou uma fase muito inovadora em campos tão distintos como o da música, das artes plásticas, da arquitetura e da literatura. Esta mudança teve a ver com asinovações formais e uma grande diversidade de propostas vanguardistas que tiveram eco na arte e na literatura.
Movimentos Vanguardas : As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os quais iniciaram um tempo de ruptura com as estéticas precedentes, como o Simbolismo.


Cubismo: O cubismo é um tipo de arte considerada mental, ou seja, desliga-secompletamente da interpretação ou semelhança com a natureza, a obra tem valor em si mesma, como maneira de expressão das ideias.
Pablo Picasso: Nascido na cidade de Málaga, em 25 de outubro de 1881, Pablo Ruiz Picasso – pintor espanhol naturalizado francês – tornou-se um dos mestres das Artes Plásticas do século XX, pois era ainda escultor, artista gráfico e ceramista.
Algumas destas experiênciasforam: o Cubismo, um estilo nascido em França no início do século XX, ligado à figura de Pablo Picasso, um dos artistas plásticos mais simbólicos e influentes de todo o século, que foi, por sua vez, influenciado por Braque e Cézanne; o termo fauvismo provém da palavra "Fauves", que significa feras e expressa um movimento artístico surgido no Salão de Paris de 1905 desenvolvido por Matisse eVlaminck, entre outros; o Abstracionismo de Kandinsky, Mondrian e Vieira da Silva; o Futurismo do italiano Marinetti; o Expressionismo desenvolvido pela escola "Die Brucke" (A Ponte); o Surrealismo, uma forma artística associada a Salvador Dalí, Miró e Marx Ernst; e o Dadaísmo, de Picabia, entre outros.
Na transição do século XIX para o século XX a literatura era dominada pela corrente realista, que seprolongou no século XX com o realismo social, designado neorrealismo. A literatura refletia as preocupações e o pessimismo de alguns autores como Aldous Huxley, André Gide, Marcel Proust, James Joyce e Ernest Hemingway.


Depois da Segunda Guerra Mundial, Jean-Paul Sartre e o seu Existencialismo influenciou autores como Albert Camus, o autor de obras como o "Mito deSísifo" e o "Estrangeiro". Uma nova geração de escritores passou então a interessar-se pela psicologia e a vida interior, como é o caso por exemplo de Samuel Beckett. Na Alemanha, a literatura exprimia os problemas sociais e no teatro a corrente do pós-guerra era representada por Bertolt Brecht.
Em Portugal, no século XX surgiu o grupo da "Renascença Portuguesa", em torno da revista A Águia, e ao redordo qual se integrava o movimento conhecido como Saudosismo, nostálgico e subjectivo, e cujo máximo representante era o poeta Teixeira de Pascoaes. No entanto, o grande poeta de começos do século é Fernando Pessoa, quem não atingiu um grande sucesso em vida, mas que depois de sua morte tem passado a ser considerado a par de Camões como o melhor poeta português de todos os tempos. Sua obra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho De Portugu S Literatura
  • trabalho portugu s instrumental
  • Trabalho Portugu S
  • Trabalho Portugu s
  • Trabalho Portugu S
  • Trabalho de portugu s
  • Trabalho de Portugu s
  • Trabalho De Portugu S

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!