Trabalho de Pesquisa - A Revolução Francesa

Páginas: 14 (3289 palavras) Publicado: 14 de janeiro de 2014



Trabalho DE Pesquisa
“A Revolução Francesa”















Trabalho de Pesquisa
“A revolução Francesa”
a frança pré-revolucionária
A França antes da Revolução Francesa de 1789 estava organizada conforme o “Antigo Regime”. No plano político uma monarquia absolutista estava instaurada. O poder estava totalmente concentrado nas mãos do soberano, que ficava ausente dequalquer limitação no exercício desse poder. Isso era justificado a partir do “direito divino dos reis”, que fazia do soberano um representante divino na Terra, e que por isso saberia o melhor a ser feito, não devendo ser contestado. A sociedade era aristocrática e formada por três ordens ou etados: clero, nobreza e terceiro estado. O clero era formado pela ala da Igreja e possuía direitos políticos,jurídicos e fiscais. A nobreza era a classe dominante que vivia parasitária ao rei, na corte, e que também possuía os privilégios honoríficos, econômicos e fiscais. E o terceiro estado era formado pelas classes populares do campo e da cidade e também assim englobava as classes burguesas.
Esse era o cenário da primeira metade do século XVII, que foi de desenvolvimento econômico para a França,pelo aumento na produção agrícola e manufatureira. Apareceram as indústrias de ferro e carvão, o comércio internacional quadruplicou, e com isso a burguesia crescia e burguesia que enriquecia, continuou as margens das decisões políticas do Estado absolutista, dominado pela aristocracia (alto clero e alta nobreza).
A expansão econômica foi acompanhada da alta de preços, afetando principalmente anobreza, que vivia de rendimentos fixos, e a população rural, que pagavam impostos pelo uso de terras. Para se defender, a aristocracia, dona de terras, aumentou o nível de exploração sobre os camponeses, criou novos tributos e obrigações e passou a ocupar todos os cargos e postos administrativos do Estado, da Igreja e do Exército, impedindo a ascensão social e política até mesmo da alta burguesiafinanceira. Por essa reação aristocrática, cresceram as criticas ao Antigo Regime, e a burguesia foi levada a aderir as idéias dos filósofos iluministas como Montesquieu e Rousseau, que defendiam a igualdade de todos perante a lei, a tolerância religiosa e a livre expressão do pensamento. Influenciada a burguesia queria igualdade jurídica com a aristocracia e liberdade individual de empreendimento ede lucro.Para combater a sociedade de ordens e privilégios os iluministas sugeriam um governo, que fosse monarquia ou república, mas constitucional e parlamentar. Economistas como Adam Smith, propunham o fim do Mercantilismo e a adoção de uma política econômica liberal, sem a intervenção do Estado na produção e na circulação das mercadorias. Em 1756, no reinado de Luís XV (1715/1774), a Françaenfrentou A Inglaterra na Guerra dos Sete Anos (1756/1763) que foi iniciada na América, entre colonos franceses e ingleses. Derrotada, A França perdeu suas colônias americanas (o Canadá, a região do Rio Mississipi, a Luisiana, algumas ilhas das Antilhas), prejudicando a burguesia mercantil e enfraquecendo o Tesouro Real. A insatisfação da burguesia, que já acontecia pela impossibilitada de conseguirascensão social e participação política devido à reação aristocrática, mesmo sendo instruída e abastada, aumentou. Em 1774 Luís XVI sobre ao trono com o Tesouro Real arruinado, o comércio colonial enfraquecido e grande descontentamento entre a burguesia, os "sans-culottes" que eram a classe pobre das cidades, e os camponeses.
Ele então reduziu os gastos da corte, liberou as taxas do comércio edas aduanas cobradas pelo Estado e por particulares, aumentou aumentar os impostos sobre a terra incluindo a aristocracia e aliviar a carga fiscal dos camponeses.Mas como essas medidas contradiziam os interesses aristocráticos, o ministro Turgot foi demitido; o que deixou claro o poder que os aristocratas tinham através dos Parlamentos do reino e dos cargos administrativos, que permitia que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho sobre revolução francesa
  • Trabalho com Charges Revolução Francesa
  • Trabalho De Hist Revolucao Francesa
  • TRABALHO REVOLUÇÃO FRANCESA
  • Trabalho de Filosofia Revolução francesa
  • Trabalho Revolução Francesa
  • TRABALHO
  • Revolucao francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!