trabalho de percepcao

Páginas: 8 (1802 palavras) Publicado: 12 de maio de 2015
1 INTRODUÇÃO

A percepção (do latim perceptio) consiste em receber através dos sentidos, das imagens, dos sons, das impressões ou das sensações externas. Trata-sede uma função psíquica que permite o organismo captar, elaborar e interpretar a informação que chega do meio. Entre o processar de estímulos recebidos pelo ambiente e a classificação conforme o sentido a que pertencem- tato, paladar,visão, olfato e audição- existe um longo e fascinante caminho a ser percorrido no cérebro, que extrai informações dos fenômenos captados e interpreta-os embasados em experiências anteriores.
No caso desse trabalho, iremos manter o foco na percepção visual.
A percepção visual é a apreciação da realidade através do sentido da visão. Todos nós construímos uma realidade interna baseada na realidadeexterna, graças à informação dos diferentes sentidos e das nossas experiências prévias. Essas informações inter-relacionadas com outras áreas cerebrais produzem uma resposta motora que constitui o nosso comportamento.
Mas será que as vivências de todos os seres humanos remetem às mesmas lembranças?














1.2 Problema de pesquisa

Será que todos nós conseguimos ter uma percepção visual emcomum com as outras pessoas?

1.3 Hipótese

Provavelmente na questão da interpretação das imagens não. Cada pessoa vê o mundo de uma forma diferente. A interpretação das pessoas pode não ser igual pelo fato de cada um passar por um tipo de experiência ou viver em ambientes distintos.

2 OBJETIVO GERAL

Ver se as pessoas conseguem perceber todas as imagens contidas em uma imagem ambígua.

3OBJETIVO ESPECÍFICO

Tentar explicar o porquê as pessoas viram alguma imagem ou outra primeiro ou o porquê dela não perceber mais de uma imagem na imagem ambígua mostrada à ela baseado em suas interpretações das imagens.

4 JUSTIFICATIVA

Os métodos utilizados foram quatro imagens ambíguas e os entrevistados tiveram que responder o que viam nas imagens e o porquê deles conseguirem ver uma imagem antesda outra. Foi contado o tempo que essas pessoas demoravam a responder e também era observada a reação das pessoas vendo as imagens. Foram entrevistadas pessoas da faixa etária Adulta.



5 RESULTADOS

Dos cinco participantes entrevistados e submetidos aos testes aplicados sobre percepção utilizando como material, imagens ambíguas, notou-se que os entrevistados não tiveram dificuldade nenhuma emdistinguir o que cada imagem representava, porém na imagem que representava a moça e a senhora ela exigia uma atenção um pouco mais apurada dos entrevistados. Dos cinco entrevistados três conseguiram enxergar apenas a moça e não a senhora, dois entrevistados tiveram a ilusão de terem enxergado um animal um deles citou ate ter enxergado um gato.
Os entrevistados apresentaram um grau de percepçãovisual bom, já que em três das quatro imagens apresentadas apenas uma delas levou grande dificuldades a eles, no restante das imagens os participantes concluíram rapidamente o que foi passado a eles. Em imagens como a caveira e a moça na penteadeira e a moça e dois cavalos, dois participantes enxergaram a caveira e os cavalos, e três participantes enxergaram a moça na penteadeira e a moça de cabeloslongos.
Dependendo de como o cérebro da pessoa funciona, o que varia para cada ser humano, você pode ter mais facilidade para ver um tipo de imagem do que a outra, enquanto outra pessoa pode achar mais difícil ver o mesmo que você observou.
Um dos motivos de estudarmos imagens ambíguas é que a ideia de mudança na nossa percepção visual revela as seleções que fazemos durante o modo envolvido napercepção visual de uma maneira geral. Tem como intuito ajudar-nos a conhecer de maneira melhor os princípios organizacionais inerentes a todo tipo de visão.
Os participantes mostraram claramente em maior parte das imagens destinadas a eles como testes que eles notavam claramente nas imagens a sua primeira percepção visual era em grande parte imagens que eram comuns no dia-a-dia como exemplo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de percepção
  • Trabalho Percepção
  • Trabalho de Percepção
  • TRABALHO SOBRE PERCEPÇÃO
  • A percepção da decisão no trabalho
  • Trabalho sobre Percepção Visual
  • Trabalho de percepção e emoção
  • Trabalho cientifico percepção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!