trabalho de PDC CORRETO

3052 palavras 13 páginas
FACULDADE PITÁGORAS DE SÃO LUÍS

FORMABILIDADE DOS METAIS

SÃO LUÍS – MA
2015

FORMABILIDADE DOS METAIS

SÃO LUÍS - MA
2015
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3
2. CONFORMAÇÃO DOS METAIS 4
3. FORMABILIDADE DOS METAIS 6
4. FATORES DE INFLUÊNCIA NA CONFORMABILIDADE 7
5. ENSAIOS DE CONFORMABILIDADE 10
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14

1. INTRODUÇÃO

No dia-a-dia podemos conformar um metal facilmente ao realizar um simples processo de dobramento em um pedaço de arame ou um pedaço de metal qualquer. O esforço aplicado sobre o material metálico resulta em uma mudança de forma. Industrialmente, a conformação ocorre durante uma operação em que se aplicam esforços mecânicos em metais, resultando em uma outra dimensão ao material metálico.
Para a produção de peças em metal, a conformação mecânica pode ser classificada nos seguintes processos: laminação, forjamento, trefilação, extrusão, estampagem e outros. A aplicação desses processos tem em comum algum tipo de esforço mecânico que é utilizado para a produção da peça como: compressão, tração e dobramento.
O metal, em sua maioria, tem características de rigidez e também possuem propriedades elásticas e plásticas que possibilitam a capacidade do material tem de se deformar, através de esforços mecânicos aplicados.
Quando se trabalha com processos de conformação, uma das coisas importantes é o conhecimento de quanto se pode deformar o material sem que este sofra ruptura. A determinação da carga para a deformação requer que se conheçam as tensões a que o componente está sujeito, enquanto que para se determinar a ocorrência ou não de ruptura, e consequentemente a conformabilidade do material, e é necessário conhecer-se as deformações envolvidas.
O conceito de conformabilidade está intimamente relacionado à capacidade de promover-se a modificação da forma de um material metálico sem acarretar defeitos que inviabilizem seu uso.
Assim, geralmente, associa-se o termo conformabilidade a condições

Relacionados