Trabalho de pcp

Páginas: 11 (2680 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
PREVISÃO











Niterói
2013
















CAPITULO 6 - PREVISÃO



Trabalho da Disciplina de Planejamento e Controle da Produção I do curso de Engenharia de Produção da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO

Professor: Boris Solomom






Niterói
2013

PREVISÃO

O processo de previsão de demanda consiste em determinaras quantidades de vendas futuras com base em informações históricas, mudanças tecnológicas e tendências de mercado. É um processo que utiliza análise quantitativa e qualitativa. A previsão é importante pois os recursos físicos como instalações, máquinas, estoques em geral apresentam "inércia decisória", que é o tempo em que uma decisão tomada leva para acontecer. Por exemplo, se errarmos naprevisão de sanduíches para nossa lanchonete podemos de forma mais fácil corrigir isso, podemos ir até o supermercado e comprar mais alimentos, significa que a inércia decisória nesse caso é pequena. Claro que os clientes vão ter que esperar um pouco mais, mas seria possível contornar esse problema.

Os 4 erros mais comuns na hora de prever a demanda.

1 - Confundir previsões com metas, e ainda,considerar as metas como se fossem previsões;
2 - Gastar tempo discutindo se estamos errando ou acertando nas previsões, quando o ideal é o quanto estamos errando ou acertando e o que pode ser feito para melhorar.
3 - Considerar apenas a previsão sem uma estimativa do erro. Por exemplo: Vamos vender 150 sanduíches por final de semana com uma estimativa de erro de mais ou menos 10%.
4 - Desistir ounão se esforçar o suficiente para melhorar o processo de previsão.

O processo de previsão é contínuo e por isso a cada momento melhorias podem ser identificadas e aplicadas. Este quadro foi extraído do livro ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E DE OPERAÇÕES.


Planejamento e as Previsões

Existe uma relação entre a previsão e o tempo considerado para planejamento.

Em previsões de curto prazo(até 3 meses), você pode aceitar com mais precisão a hipótese de que o futuro seja uma continuação do passado recente, ou seja, padrões de crescimento e declínio e de sazonalidade podem ser mantidos, permitindo então utilizar a metodologia de série temporal simples que faz uma correlação entre vendas e tempo. Através do EXCEL você pode calcular a função dessa correlação e estimar as vendas futuras.Em previsões de médio prazo, é importante que sejam consideradas questões qualitativas na análise, como impacto de propagandas e promoções nas vendas e mudanças tecnológicas, ou seja, realizar uma combinação entre métodos de correlação temporal (quantitativos) e modelos causais (qualitativos).


Métodos quantitativos

Os métodos quantitativos utilizados nas projeções em geral são:Séries Temporais/Projeção - Através das vendas anteriores você projeta a taxa de crescimento para as vendas seguintes;

Média Móvel - a melhor estimativa do futuro é dada pela média dos últimos n períodos;

Suavizamento exponencial - nesse método é dada maior importância para as vendas mais recentes;

Projeção e coeficientes de ciclicidade - Analisa além da tendência temporal de crescimento asazonalidade da demanda.

Métodos Qualitativos

Método Delphi - Especialistas (isolados) enviam suas opiniões sobre algum produto que se queria prever a demanda, o coordenador desse processo trata essas informações estatisticamente e retorna esse tratamento aos participantes. Esse processo vai se repetindo até que haja uma convergência de opiniões.

Júri de Executivos - Esse método procuracapturar a opinião de pequenos grupos, em geral, de executivos de nível alto sobre alguma variável que se pretenda prever.

Força de Vendas - Nessa abordagem, cada vendedor ou representante de força de vendas emite sua estimativa localizada e desagregada. O composto agregado de todas as estimativas desagregadas é tomado como a estimativa global.

Pesquisa de Mercado - Solicita diretamente dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de pcp
  • trabalho pcp
  • Trabalho De PCP
  • Trabalho de pcp
  • trabalho pcp
  • Trabalho de pcp
  • trabalho de pcp
  • Trabalho de PCP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!