Trabalho De PCC Biofisica Da Nata O

Páginas: 11 (2597 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
Centro Universitário de João Pessoa – UNIPE








Biofísica da Natação:
Respiração na Natação







JOÃO PESSOA
JUNHO DE 2015
Eduardo dos Santos Santana
Rodolfo Corrêa
Carlos Alberto
Pedro Henrique
Lucas Queiroz
Vanderson






Este trabalho foi elaborado pelo grupo
Formado por Eduardo, Rodolfo, Carlos, Pedro, Lucas e Vanderson.
Abordando o tema Biofísica na Natação: Respiração na Natação.Projeto válido como componente curricular do PCC
da Turma 004.09-01C Bloco A – Sala 17
Licenciatura em Educação Física da Unipe.









JOÃO PESSOA
JUNHO DE 2015
Resumo
O registro mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. As referências escritas remontam a 2000 a. C. Algumas das primeiras referências estão incluídas em obras históricas como aEpopeia de Gilgamesh, a Ilíada, a Odisseia, a Bíblia (Ezequiel 47:5, Atos 27:42, Isaías 25:11), Beowulf, e outras sagas. No ano de 1538, Nikolaus Wynmann, um professor alemão de linguística, escreveu o primeiro livro sobre natação, “O Nadador ou o diálogo sobre a arte de Nadar” (Der Schwimmer oder ein Zwiegespräch über die Schwimmkunst) A natação de competição na Europa começou por volta do ano de1800, na sua maioria utilizando o estilo bruços. Posteriormente, em 1873, John Arthur Trudgen, apresentou o estilo Trudgen, após ter copiado o estilo crawl usado pelos Índios Nativos Norte-americanos, criando uma ligeira variante do mesmo. Devido ao repúdio dos britânicos pelos salpicos, Trudgen empregou a pernada de bruços no lugar do batimento de pernas convencional do estilo crawl. A natação fezparte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas. Finalmente em 1902 Richard Cavill introduziu o estilo crawl e em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA). O estilo mariposa foi desenvolvido na década de 1930, que no início surgiu como uma variante do estilo de bruços, até que foi aceita como um estilo distinto, em 1952.
Outro registro importante dahistória da natação foi na Grécia Antiga, esta atividade já era praticada por ser benéfica ao corpo humano. Este esporte já fazia parte das Olimpíadas na Grécia Antiga. No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Ainda no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra.

Introdução
Em natação, o conhecimento mesmo queem termos básicos, sobre as principais características do elemento água, parece despontar como um recurso conceptual valioso para auxiliar a “formação aquática” dos professores desse segmento das atividades corporais, pois num meio físico que é sensivelmente mais denso e resistente, e no qual se experimenta a ação de uma força oposta à atração gravitacional entre outros aspectos - todos os santos“ajudam” para cima – a ação docente deverá considerar a necessidade de serem adotadas novas atitudes comportamentais e novas relações sensoriais por parte do aluno, para que seja possível um processo de adaptação nesse meio líqudo, de tal sorte que a aprendizagem das competências aquáticas ocorra dentro de um contexto seguro, objetivo e prazeiroso.
A natação é considerada um dos esportes maissaudáveis, pois trabalha com diversos grupos musculares e articulações do corpo. Há também o benefício desta prática desenvolver o sistema cardíaco e respiratório. Como qualquer atividade esportiva, antes de praticar, o indivíduo deve procurar orientação de um profissional da área e passar por testes de avaliação médica.

Biofísica da Respiração na Natação
Na Natação como na maioria das atividades dedesportos aquáticos, o sujeito (atleta) ira se deparar com a dificuldade em seus primeiros contatos com o meio aquático, relacionada a respiração, devido a impossibilidade de utilizar o mecanismo respiratório habitual no meio aquático, principalmente quando o sujeito encontrasse em decúbito ventral, implicando ao mesmo a aquisição de novos métodos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pcc nata ao
  • Pcc Trabalho
  • trabalho de pcc
  • Trabalho de PCC
  • trabalho de nata o
  • trabalho nata o
  • Trabalho = Pcc
  • Trabalho de pcc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!