Trabalho de Parsianismo e Simbolismo

2008 palavras 9 páginas
Introdução
Duas concepções poéticas diferentes - Nas últimas décadas do século XIX, a literaturabrasileira trilhou novos caminhos, abandonando o exagerado sentimentalismo dosromânticos. Enquanto na prosa, houve o desenvolvimento do Realismo e doNaturalismo, na poesia presenciamos o surgimento de dois novos movimentos: OParnasianismo e o Simbolismo.Esses movimentos de origem francesa que apareceram na literatura brasileira foram seexpandindo rapidamente sendo uma oposição ao romantismo.Neste trabalho conheceremos os fatos históricos e suas características e como estesgêneros favoreceram a cultura e a história do Brasil.
Parnasianismo
O Parnasianismo foi um movimento essencialmente poético que reagiu contra os abusos sentimentais dos românticos. Alguns críticos chegam a considerá-lo umaespécie de Realismo na poesia. Tal aproximação é relativa, pois apesar de algumas identidades(objetivismo, perfeição formal) as duas correntes apresentam visões de mundo distintas. Oautor realista percebe a crise da auto-imagem elogiosa da burguesia europeia, já não acreditaem nenhum dos valores da classe dominante e a fustiga social e moralmente. Em compensação, o autor parnasiano mantém uma soberba indiferença frente aos dramas docotidiano, isolando-se na sua "torre de marfim"*, onde elabora teorias formalistas de acordo com a inconsequência e a superficialidade vitoriosas em vários setores artísticos, no final do século XIX
Neste sentido, o Parnasianismo pode ser associado à Belle Époque - época dourada das eliteseuropeias, que se divertem com os lucros do espólio imperialista. O can-can, os cabarés e cafésparisienses, os janotas que bebem licor e as prostitutas de alta classe formam a imagem frenética de um mundo enriquecido e alegre. Uma certeza inabalável preside esse mundo: ade que ele é eterno e superior. Assim, o Parnasianismo será a tradução poética de um períodode euforia e de relativa tranquilidade social, no qual a forma se sobreporá às idéias.
Surgimento do

Relacionados

  • antologia
    3910 palavras | 16 páginas