Trabalho de OSM I Desenv

1508 palavras 7 páginas
Universidade Estadual do Ceará - UECE Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA Curso Administração de Empresas Disciplina: Organizações, sistemas e métodos I Professor: Frederik Chacon

Mudança Planejada nas Organizações

Nome: Clauana de Sousa Pinheiro Sarah Lima Moreira

INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado os aspectos de uma mudança planejada dentro das organizações, através do conceito do que é um bom desenvolvimento organizacional, quais são seus objetivos, características, quem são seus agentes e quais os efeitos que podem influenciar o cotidiano e o progresso das empresas.
Em um ambiente de constantes inovações e transformações, é importante o estudo sobre o Desenvolvimento Organizacional (DO), pois podemos através dele conhecer determinados instrumentos que nos permitem saber quais são as causas da resistência à mudança e criar processos que minimizam as resistências que as empresas possuem. O Desenvolvimento Organizacional estuda o processo de mudança planejada das organizações, que são entendidas como sistemas sociais complexos, caracterizados por processos e estruturas. Assim, o DO visa aplicar conhecimento e técnicas para melhorar o desempenho das organizações e a vida de seus funcionários, conciliando as metas e valores da organização com os das pessoas e grupos que atuam nela.
A tendência natural de toda organização é crescer e desenvolver-se. O desenvolvimento é um processo lento e gradativo que conduz ao conhecimento de si próprio e à plena realização de seu potencial. A eficiência da organização relaciona-se diretamente com sua capacidade de sobreviver, de adaptar-se as constantes transformações do ambiente interno e externo e de manter sua estrutura.

Mudança planejada nas organizações
1. Conceito de Desenvolvimento Organizacional
O Desenvolvimento Organizacional é uma forma de as organizações responderem às mudanças. É um esforço complexo, destinado a mudar

Relacionados

  • asdas
    4093 palavras | 17 páginas
  • metodologia de estagio supervisionado
    17580 palavras | 71 páginas
  • Manual do estagio supervisionado
    16655 palavras | 67 páginas
  • Hbcsdudvhuvfduvfd
    34599 palavras | 139 páginas