Trabalho de Orima Tayane 2011

578 palavras 3 páginas
Meio Ambiente

CHUMBO
Apresentação
Liliane

Meio Ambiente
Apresentação

Metal
É um elemento,substância ou liga caracterizado por sua boa condutividade elétrica e de calor, geralmente apresentando cor prateada ou amarelada, um alto ponto de fusão e de ebulição e uma elevada dureza.

Ferro doce também chamado
"aço doce" é o metal ferro com alto índice de pureza.

História do Chumbo
O chumbo foi um dos primeiros metais a ser trabalhado pelo Homem, de acordo com descobertas arqueológicas feitas no Egipto. A peça de chumbo mais antiga que se conhece está no Museu Britânico e data de 3800 a.C.. No entanto, existem vestígios de fornalhas muito rudimentares, feitas de pedra, onde se supõe que estes povos aqueciam os minérios de chumbo, com fogueiras que queimavam madeira e carvão, para extrair o elemento.
Existem evidências de que os Chineses já produziam chumbo metálico por volta de 3000.

Museu Britânico

Chumbo.
O chumbo é um elemento químico em temperatura ambiente encontrase no estado sólido.É um metal tóxico, pesado, macio, maleável e mau condutor de eletricidade. O chumbo tem o número atômico mais elevado entre todos os elementos estáveis.

compon
Extração do Chumbo
O chumbo raramente é encontrado no seu estado elementar. O mineral de chumbo mais comum é o sulfeto denominado de galena. Também é encontrado chumbo em vários minerais de urânio e de tório.

Rio Ribeira de Iguape , Antiga fábrica de Plumbum, mina de chumbo

compon
Processo de Fabricaçã
Os minerais são concentrados até alcançarem um conteúdo de 40% ou mais de chumbo antes de serem fundidos. Através da ustulação do minério de chumbo, galena, obtém-se como produto o óxido de chumbo que, num alto forno, é reduzido com a utilização de coque, fundente e óxido de ferro. O chumbo bruto obtido é separado da escória por flotação. A seguir, é refinado para a retirada das impurezas metálicas, que pode ser por destilação. Desta forma pode-se obter chumbo com uma pureza elevada (99,99%).

Fornalha de fusão do

Relacionados