Trabalho de Nutrição

Páginas: 21 (5156 palavras) Publicado: 10 de julho de 2014







NUTRIÇÃO



DIFERENÇA ALIMENTARES NAS DIVERSAS FASES DA VIDA






Aluno: Federico
Semestre: 4º
Professora: Thayonara





NUTRIÇÃO


DIFERENÇA ALIMENTARES NAS DIVERSAS FASES DA VIDA





Brasília - DF 04 de Abril de 2010.
Sumário

Sumário 3
Introdução 4
Recém Nascido 5
Infância 7
Gestante 8
Algumas dicas importantes: 10
Não Gestante 11Adulto 12
Idoso 13
Necessidades energéticas: 14
Carboidratos 15
Proteínas 15
Lipídeos 16
Vitaminas e Minerais 16
Hidratação 17
Abordagem do enfermeiro “ Onde eu enfermeiro vou atuar nisso?” 17
Conclusão 18
Bibliografia 19










Introdução


Durante toda a vida, o ser humano deve alimentar-se corretamente para garantir a sua saúde. Porém, cada período da vida de cada um,desde o seu nascimento até à morte, exige um tipo de alimentação.
É na infância, por exemplo, que se formam os hábitos alimentares que vão fazer toda a diferença na vida adulta. E é na fase adulta que o corpo passa a ter necessidades específicas de outros nutrientes. Tudo depende da qualidade e da quantidade de nutrientes ingeridos nas diferentes idades.
“A Segurança Alimentar e Nutricionalconsiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável”












Recém Nascido


É quaseconsensual que o leite humano é o alimento de escolha para ser oferecido ao recém-nascido de qualquer peso e idade gestacional. Pode ser adicionado de nutrientes, quando necessário, mas deve ser substituído somente em casos de contra-indicação ao aleitamento tanto em situações relacionadas à mãe quanto à criança.
Até as décadas de 1940 ou 1950, a assistência ao parto e ao recém-nascido eramdomiciliares e assistidos em sua absoluta maioria por parteiras. A criança permanecia ao lado de sua mãe e a amamentação respeitava a sabedoria de uma pratica cultural milenar. Por influência norte-americana iniciou-se uma moderna prática da assistência ao parto no ambiente hospitalar com novas rotinas no cuidado e na alimentação das crianças na unidade neonatal. A incorporação dos novos conhecimentos daalimentação artificial foi acompanhada de crescente índice de desmame precoce. A adoção de rotinas rígidas favoreceu esta mudança e dificultou a crítica da pratica que estimularia a busca de novos conhecimentos.
Hoje há um consenso de que devem ser abolidos os rituais hospitalares que interferem com o adequado estabelecimento e a continuidade da lactação do recém nascido, tanto a termo quantoprematuro. Entre estes estão a separação das crianças de suas mães, o esquema rígido de horários nos cuidados com o recém-nascido, na alimentação, a suplementação láctea e hídrica. Por outro lado, as práticas hospitalares que favorecem a amamentação merecem ser estimuladas: primeira sucção na sala de parto, abolição de dietas pré-amamentação, livre demanda de alimentação, mãe e filho juntos durantetoda a permanência hospitalar. Finalmente, na década de 90, os conhecimentos científicos da relação do leite humano com os aspectos nutricionais, imunológicos e de modulação do crescimento, alcança a difícil e desafiadora nutrição dos recém-nascidos
Observa-se que no leite humano, a qualidade da proteína e o conteúdo lipídico são ajustadas e adequadas ao recém nascido. O leite produzido pela mãeapresenta maiores concentrações de proteína, sódio e cloro. É considerado o melhor alimento para o recém-nascido e de importancia principalmente em países em desenvolvimento devido aos custos dos substitutos do leite humano. O recém-nascido tem crescimento adequado com leite da própria mãe, porém deve ser adaptado para crianças menores de 1.500g que necessitam de quantidades maiores de proteína,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Nutrição
  • Trabalho de nutrição
  • trabalho de nutrição
  • Trabalho de Nutricao
  • Trabalho de nutrição
  • Trabalho de nutrição
  • Nutrição Trabalhos
  • Trabalho de Nutricao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!