Trabalho de nutrição

Páginas: 8 (1777 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2012
1 Introdução


Dentro da Ciência da Nutrição, sempre há novidades sobre a alimentação. Felizmente, cada vez mais se descobrem alimentos que desempenham funções benéficas ao organismo humano, como prevenção de doenças, proteção de órgãos, entre outros.
Estudaremos neste trabalho as principais funções e diferenças entre alimentos light, diet, funcionais, probióticos e prebióticos.Esses alimentos são de grande importância para o nosso organismo, onde são absorvidos pelo organismo e sintetizados.
Os alimentos funcionais são alimentos que ingerimos no nosso dia-a-dia, que além de suas funções, exercem outras, como prevenção de doenças.
Os alimentos prebióticos e probióticos também são considerados alimentos funcionais, são alimentos que exercem funçõesbenéficas em nosso corpo.
Os produtos light e diet, desde 1988, estavam enquadrados pelo Ministério da Saúde na categoria de "alimentos especiais". Essa legislação foi considerada inadequada, porque gerava muita confusão tanto por parte dos fabricantes como por parte dos consumidores.
Com isso, esses alimentos ganharam recentemente uma nova legislação. Pela nova lei, os produtos conhecidoscomo "diet" e "light" passam a ser conceituados e rotulados sob os mesmos parâmetros adotados nos Estados Unidos e na Europa. Para facilitar a identificação por parte do consumidor, os fabricantes devem especificar o perfil do produto na embalagem e destacar a palavra "light" ou "diet" que o consumidor possa identificar o produto que está comprando.
A procura por alimentos diet e light,tem aumentado ao longo do tempo, pois inúmeras pessoas necessitam ingerir alimentos como estes, devido as suas funções, como os alimentos diet, que são indicados para pessoas com diabete e hipertensão, e os produtos light que são para pessoas que desejam emagrecer.












2 Desenvolvimento
Produtos diet:
Um produto é considerado diet quando apresenta algumaalteração na sua formula ou não possui algum dos nutrientes encontrados na fórmula tradicional, como gordura, proteína ou carboidratos. Isso quer dizer que o produto é isento de um ou mais ingredientes da fórmula original ou que foram 100% trocados por outra substância.
Os alimentos diet são indicados para pessoas que seguem dietas controladas, ou possuem restrição de consumo de algum ingrediente,como os diabéticos que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos que não devem consumir muito sal, é também indicado para controle do peso e para pessoas com problemas cardiovasculares.
Mas deve se tomar muito cuidado na hora da compra do produto diet, pois nem todos os alimentos diet são isentos totalmente de açucares, é preciso sempre ficar atento aos rótulos dos produtos. Pois alimentoscom excesso de açúcar ou sal podem prejudicar pessoas diabéticas e hipertensos.
Nos produtos diet são adicionados adoçantes como a sacarina e o aspartame.
Produto light:
O termo Light é utilizado para designar alimentos que possuem baixos teores ou teores reduzidos de calorias, açúcares, gorduras total, colesterol, sódio, proteína, ou seja, não são totalmente isentos de um oumais ingredientes como os produtos diet.
A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparadas com o alimento convencional.
Os Alimentos Light que sejam sólidos devem fornecer no máximo 40Kcal por 100g e alimentos que sejam líquidos 20Kcal por ml.
Os produtos light na maioria das vezessão indicados para controle de peso.
A principal diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional.
Existem no mercado inúmeros produtos diet e light, como iogurtes, chocolates, refrigerantes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Nutrição
  • Trabalho de nutrição
  • trabalho de nutrição
  • Trabalho de Nutricao
  • Trabalho de nutrição
  • Trabalho de Nutrição
  • Nutrição Trabalhos
  • Trabalho de Nutricao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!