Trabalho de nicangala

1180 palavras 5 páginas
Introdução
O presente trabalho tem como objectivo fazer a bordagem sobre a pecuaria,
Levando me ao um conhecimento sobre: * O conceito da pecuaria; * Caracteristicas e tipo de gado; * Pecuaria no tempo colonial e Actual; * Sua importancia.
Em suma, tenho aque presentes alguns pontos que vao ajudar me no raciocionio e pesquisa sobre o conceito mas alargado da pecuaria.

Pecuária
Conceito
A pecuaria e denida como conjunto de processos tecnicos usados na domeaticaçáo produção de animais com objectivos economicos, realizada no campo, ou seja, é a arte de criar e tratar e educar o gado. É uma forma de zoocultura que se destina á obtenção de produtos e subprodutos de origem animal para o consumo e fins industriais.
A criação de gado é uma actividade tao antiga como a agricultra.
Assim, a pecuaria e uma parte especifica da agricultura tambem conhecida como criacao de animais, a pratica de reproduzir o gado é uma habilidade vital para muitos agricultores.
Origem e evolução da pecuaria
É sabido que o homem pirmitivo era nomada e vivia a custa da recoleção dos frutos caça e da pesca.
Mas tarde passou a domesticar alguns animais e a praticar a agricultura deichando de ser nomada para passar a ser sedenario. Acriaçao do gado é uma das mais velhas profissoes que se conhece antes da agricultura e a pecuaria aparece como a primeira tarefa que Deus deu a Adao. Deriva do a prefessoamento da actividade doa caçadores e recolectores que já existia amais de 1000 anos, o homem passou a decidir sobre o momento em que podia abter os seus animais consumir a carne e efectuar trocas com outros produtos uteis, lavrar os campos
E outros benificios que contribuiram sobre amaneira para melhorar a sua vida em muitas vertentes.
Com a domesticaçao dos animais o homem procuroua todo custo melhorar a sua produçao e reproduçao, dectar e tratar as doenças, melhorar a alimentação.Desta forma surge o termo pecuária.

Pecuária no passado e no presente em Moçambique
No

Relacionados